3 dicas para entender uma obra de arte

Você já se perguntou o que é essa coisinha chamada arte? O que são essas bizarrices que os artistas e curadores chamam de obras de arte e valem uma fortuna? Já se sentiu confuso e frustrado ao chegar em um museu ou galeria e não entender uma obra?

Quando confrontado a algumas obras, sobretudo as contemporâneas, pode ser realmente difícil chegar a um entendimento sem algumas noções. Por isso, criei o Manual da ArteO mundo da arte por uma insider, um canal no Youtube com vídeos descontraídos e engraçados sobre arte. O primeiro deles – aliás, o canal todo – foi inspirado em um texto que escrevi há algum tempo sob o seguinte título Manual de instruções para se apreciar a arte contemporânea. Devido ao sucesso do post e aos muitos comentários do tipo “até meu sobrinho de cinco anos faz isso aí” (sobre pinturas abstratas) que já ouvi, percebi o quanto a maioria dos brasileiros está completamente perdido em relação à arte.

Espero que esse canal possa trazer uma luz aos desorientados, principalmente aos que não conhecem nada de arte, já que a linguagem é bem informal, típica de Youtube. O primeiro vídeo traz 3 dicas para se entender uma obra de arte; o segundo também já tem tema: Porque os artistas são gênios bizarros? Nele, tentarei desconstruir a figura do artista, explicando como se chegou a esse estereótipo de artista estranho e fora da realidade.

Por enquanto, deixo o primeiro vídeo do canal. Ideais e questões que assolam as mentes dos espectadores das artes são muitíssimo bem-vindas.

https://www.youtube.com/watch?v=bH-pdt3FQ_o

Anúncios

Um comentário sobre “3 dicas para entender uma obra de arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s