Ressacas literárias

E os sentimentos que nos afligem a cada leitura? Digo aqui sentimento como um eufemismo para ressaca. Melhor, ressaca literária.

As ressacas literárias existem nas mais variadas formas, cada qual com sensações que lhes preenchem. Seja qual for o tipo de livro que você tenha lido (ou está lendo), tendo sido uma leitura bastante ou pouco convincente, a ressaca literária aguarda o término da obra para assombrar o leitor.

Quem já leu um conto ou um romance que prendeu a atenção do início ao fim? A euforia, em tais casos, está no âmago dos sentimentos de alegria do leitor. A história é tão empolgante, tão envolvente e tão chamativa que o leitor fica naquele estado eufórico até que o livro termine. Fica preso a ele. Enquanto não se chega à última página do livro, a mente do leitor é tomada pela vontade de retomar a leitura nos intervalos que são feitos. A atenção do leitor fica constantemente voltada para o enredo em momentos que não está com o livro em mãos.

Um dos tipos de ressaca literária acontece justamente quando um livro como o acima comentado chega ao fim. Ao mesmo tempo em que se chegou ao ponto cessante da euforia, aquele sentimento se transforma em algo mais avassalador. O mundo acaba para os mais frágeis, ou ainda, até mesmo para os mais resilientes, o sentimento do vazio aparece. Os sintomas podem variar (angústia é a o que mais aparece), já que cada tipo de leitor acaba sendo assombrado por variadas sensações pós-leitura. Seja como for, a ressaca da leitura eufórica alcançará aquele que absorveu o conteúdo da obra.

Há também aquela ressaca que aparece durante a leitura. Pode ser no começo, no meio ou até mesmo no fim de um livro. Essa ressaca impede que o leitor avance, ou no mínimo dificulta a continuidade da leitura. É como aquela bebida forte que o indivíduo não está acostumado a tomar. Nestes casos, o leitor acaba demorando um longo tempo para concluir a leitura, podendo até mesmo optar por abandonar o livro. A ressaca impeditiva pode ocorrer tanto em livros bons como em livros ruins. Um livro técnico, por exemplo, pode ser dificultoso lê-lo dada a complexidade do tema tratado, sendo tal o motivo da ressaca presente, já que pode ser um livro bom justamente por zelar pela necessária dificuldade do assunto abordado. Já o livro ruim pode ser assim visto pela má escrita, pelo enredo pouco atrativo ou por ser enfadonho mesmo, de modo que a ressaca, neste caso, vem forte.

A ressaca angustiante é aquela que ocorre quando o final do livro não atende à expectativa do leitor. O culpado pode ser tanto o autor, por não conferir um final justo ou adequado à história, como o próprio leitor, por ter se exasperado demais com o anseio sobre o final da trama. É quando falta aquele algo a mais, dando-se a impressão que o fim não foi um fim – só que de uma forma ruim.

Os livros trazem as ressacas como consequência, independente do tipo de leitura realizada. Mesmo que seja aquele torpor letárgico ou aquela simples sensação de bem-estar após a leitura de um bom (ou mal) livro, é a ressaca literária que acaba sempre aparecendo.

Sintomas e sintomas. Ressacas e ressacas. E você, já se viu tomado por uma das ressacas aqui mencionadas? Conhece outros tipos? Comente e compartilhe suas experiências conosco. Aumentemos o nosso rol de ressacas literárias!

 


 

Fonte da imagem:

http://www.posfacio.com.br/wp-content/uploads/2015/01/ressaca-1024×683.jpg

 

Compre os livros do autor desse post aqui (comprando qualquer produto através desse link, você ajuda a manter o site e não paga nada a mais por isso!)

Um comentário sobre “Ressacas literárias

  1. Sofro de ressaca literária angustiante até hoje por conta do “final” do livro *O colecionador de lágrimas* – Augusto Cury. Se ainda não o leu, recomendo.

    Curtir

Deixe um comentário