Passeio campestre na casa do pintor impressionista Gustave Caillebotte

Gustave Caillebotte foi um pintor impressionista francês ainda pouco conhecido do grande público. Ele era também mecenas, colecionador e arquiteto naval. Ele foi aluno no atelier de Léon Bonnat, de inspiração acadêmica. O artista seria muito marcado pela primeira exposição do grupo do grupo impressionista, em 1874, e exporia dois anos mais tarde sua célebre tela Les Raboteurs de Parquet, Os Raspadores de Parquet.


Les Rabouteurs de Parquet. Tela conservada no Musée d’Orsay, Paris.

Caillebotte é, sobretudo, conhecido por seus temas modernos, como as vistas de varandas parisienses, que parecem insólitas para a época. Ele possui um olho surpreendente para os críticos da época porque é fascinado pela Paris burguesa e haussmanniana na vida quotidiana, e trabalha em pintura perspectivas audaciosas.

É um pintor inovados do século XIX que não deixou de despertar minha curiosidade… Vejamos onde esse artista multifacetado morava !

A Propriedade Caillebotte em poucas palavras

Seu pai a comprou em 1860, essa bela propriedade em Yerres, na periferia parisiense, no departamento de Essone. É possível visitá-la gratuitamente, assim como seu jardim « à inglesa ». A Casa Caillebotte é também chamada de Casinha Italiana.

O rio de Yerres acompanha o magnífico jardim, o que o dá uma caráter romântico com os pequenos barcos que frequentemente viajam por suas águas, sobretudo durante o verão.

Podemos também ver um pomar muito bonito, que Caillebotte apreciava muito e é hoje muito bem cuidado. Mais de 30 espécies de árvores diferentes compõe esse jardim de inspiração inglesa. É por essa razão que o jardim foi apelidado de « conjunto arborizado impressionante » ! Todas essa razões são boas para fazer um belo passeio campestre !

Um belo passeio

Desde que entramos, há uma atmosfera sossegada, calma: escutamos a água do rio correr, escutamos o canto dos pássaros, o sussurro das folhas das árvores, o barulho dos remos afundando na água do rio, sentimos quase o odor das boas frutas e legumes do pomar a quilômetros dali. É muito agradável passear durante a primavera ou verão e aproveitar uma pequena virada de barco no rio.

Entramos na Casa Caillebotte, que organiza uma exposição e possui também uma coleção permanente. Os quadros são bem integrados à decoração e ao mobiliário da casa. O toque impressionista corresponde muito bem ao jardim ensolarado lá fora.

Saímos novamente, em seguida, para percorrer o outro lado do jardim. O que me marcou mais foi o fato que descobrimos uma pequena gruta bem no meio do jardim ! Foi inesperado e mostra talvez também o caráter insólito do pintor… Falando de insólito, havia também uma pequena cabana sob a qual podíamos nos abrigar e nos sentar, o que era verdadeiramente original ! Tomamos o romântico Caminho dos Poetas que transpunha o rio.

Enfim, eu pensava ter visto a originalidade do jardim com a gruta e a cabana, mas encontramos algo ainda mais insólito ! Trata-se do conjunto quiosque-refrigerador: ele é composto de uma refrigerador natural semisubterrâneo coberto de uma montanha de terra sobreposta por um quiosque. Uma gruta permite o acesso. Assim, podia-se conservar o gelo natural e os alimentos durante o verão.


Quiosque

Fizemos um passeio cercados por belas obras, uma caminhada rica em surpresas, com um bom toque de insólito que faz com que tenhamos vontade de voltar ou trazer a família e os amigos para visitar !

Fontes :

http://www.musee-orsay.fr/fr/evenements/expositions/hors-les-murs/presentation-generale/article/gustave-caillebotte-1848-1894-4135.html?cHash=d3aa68c172

https://www.franceculture.fr/emissions/une-vie-une-oeuvre/gustave-caillebotte-1848-1894-un-heros-tres-discret

http://proprietecaillebotte.com/

Fonte das imagens :

Fotografias da autora

https://fr.wikipedia.org/wiki/Les_Raboteurs_de_parquet

http://proprietecaillebotte.com/

Compre livros sobre o pintor aqui.

Anúncios

2 comentários sobre “Passeio campestre na casa do pintor impressionista Gustave Caillebotte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s