O que estão lendo no ônibus?

Você está no ônibus (ou em qualquer outro transporte coletivo) e vê um passageiro com um livro aberto em mãos. O leitor pode estar sentado, lendo comodamente, ou pode estar em pé, lutando para manter o equilíbrio enquanto segura uma bolsa e o livro ao mesmo tempo. Qual é a primeira coisa que te surge em mente? Aquela curiosidade típica para saber qual a obra que está sendo lida, provavelmente. E como fazer para tentar sanar essa curiosidade? Aí vai de cada um. Mas nessa cena clássica, o curioso muitas vezes sofre sem que consiga descobrir o livro que está nas mãos do passageiro. A famosa pescoçada pode ajudar, podendo se tentar chegar a capa do livro ou ao topo da página que estiver sendo lida, torcendo o interessado para que o título da obra ou o nome do autor estejam ali indicados. Cada uma dessas tentativas pode ser mais difícil que a outra a depender da situação. Caso esteja o leitor sentado, a posição em que estiver lendo poderá fazer com que a capa do livro fique voltada para suas pernas, ou seja, virada para baixo, impedindo que a obra possa ser descoberta pela capa. Nesse caso, resta ao curioso torcer para que consiga enxergar as linhas da página aberta para que possa ter alguma noção do que está sendo lido. Se a sorte não lhe ajudar, indicando expressamente título ou autor, restará se contentar com as linhas lidas para ao menos saber minimamente do que se trata o livro. É um romance policial? Uma biografia? Um livro técnico? Um clássico? Aquelas poucas linhas lidas de soslaio podem fornecer ao estimulado a categoria na qual se enquadra no livro. Em algumas situações, essas poucas linhas podem acabar indicando a própria obra. Perceba que isso pode acabar se tornando um interessante jogo em que o curioso compete consigo próprio: tentar adivinhar o livro pela leitura de esguelha daquelas poucas linhas possíveis. Isso é perfeitamente possível. Pense em um clássico ou no best-seller do momento. Alguns trechos assim lidos podem indicar que aquele livro que está nas mãos do leitor-passageiro seja de autoria de Dostoievski, Machado de Assis, José Saramago ou Albert Camus. Também podem indicar que seja um dos livros da série Harry Potter ou Jogos Vorazes. É possível. Cabe ao curioso lograr êxito em sua empreitada furtiva.

Claro que tudo isso pode ser resolvido com uma simples pergunta ao leitor. O que você está lendo? Isso resolve a questão da curiosidade, mas também pode tirar toda a graça do jogo. Além disso, conversar com estranhos em transportes coletivos, para alguns, também pode ser considerado um desafio à parte.

Há todo um encanto em situações como essa. Podem existir vários leitores dentro de um mesmo ônibus. Os papeis de leitor e curioso se alternam. Sim, pois você (o seu livro, na verdade) pode figurar como objeto de curiosidade quando estiver com os olhos voltados para o seu livro, no ônibus, sentado ou em pé, enquanto aguarda chegar até o ponto em que descerá. Você passa a ser o leitor. O que também não necessariamente impede que se assumam ambas as posições, passando assim a ser um leitor-curioso-passageiro. Pode ser que naquela virada de folha para a página seguinte você se depare com outro leitor-passageiro. Pronto. A atenção acaba sendo disputada entre o seu livro e o enigma sobre a obra do outro.

O que estão lendo no ônibus? A resposta depende de cada caso. Se a curiosidade não for sanada, um livro e um autor podem permanecer como um mistério – a não ser para o leitor-passageiro. Somente ele tem a resposta que não foi alcançada pela empreitada do curioso.

Pode ser apenas uma percepção pessoal, a qual também, vale dizer, é compartilhada por algumas pessoas próximas, mas tenho notado que o número de leitores-passageiros tende a ser maior do que o que poderia se esperar em tempos de celulares que a tudo na rede possibilitam o acesso. Um sentimento de alegria preenche a todos nós, leitores, que pode, ao mesmo tempo, ser convertido naquela curiosidade que aqui se fala. Essa é apenas mais uma situação em que todos, leitores e curiosos, estamos sujeitos no nosso cotidiano.

E você – o que está lendo no ônibus?

 

 


Fonte da imagem:

http://blog.hospitaldeolhos.net/wp-content/uploads/2016/05/Hospital-de-Olhos-Mito-ou-verdade-ler-no-onibus-ou-carro-faz-mal-para-a-visao.jpg

 

Compre os livros do autor aqui (comprando qualquer produto através desse link, você ajuda a manter o site e não paga nada a mais por isso!)

2 comentários sobre “O que estão lendo no ônibus?

Deixe um comentário