Halloween ou Samhain? A origem do dia das bruxas

Abóboras a bordo? O dia mais queridinho de todas as bruxas, espantalhos, gnomos e simpatizantes se aproxima: o Halloween.

O Halloween, nos tempos modernos, como todos nós sabemos, é comemorado no dia 31 de Outubro e  caraterizado pela famosa brincadeira “doces ou travessuras”, pelas festas à fantasia, pelas decorações impecáveis e horripilantes, por máscaras de monstros, chapéus de bruxas, e por aí vai. Comumente, tem-se conhecimento de que trata-se de uma comemoração em honra aos mortos. Mas você sabe a real origem do Halloween? Quer dizer, toda a história por trás das festas e fantasias?

Travessuras ou gostosuras no Halloween

O Halloween tem origem no festival celta pagão “Samhain”, que tinha como principal objetivo o culto aos ancestrais. Vale dizer, que, pela roda do norte, o Samhain é sempre comemorado no dia 31 de Outubro, e, pela roda do sul, no dia 1 de Maio.

O Samhain é um dos quatros grandes Sabbats do mundo celta pagão. Por ser o maior e mais importante de todos, é considerado como o “Ano novo pagão”, como a noite mais mágica e poderosa do ano. É o festival onde se lamenta a morte do Grande Deus Ancião, mas ao mesmo tempo, se comemora o nascimento da criança que se encontra no ventre da Grande Deusa Anciã – a promessa de dias melhores, a esperança.

Samhain é conhecido como a noite em que o véu que separa os mundos – material e espiritual se torna mais fino, deixando desta forma, o contato com nossos ancestrais bem mais fácil. É o festival onde se comemora um novo ano. No hemisfério norte, o Samhain dá-se no meio do Outono, época do ano em que o frio e o ar gélido encontram-se presentes, onde a necessidade do renascimento é latente. É a preparação para o inverno. Ele é tido como um festival do fogo, onde se tem a entrada para a parte fria e assustadora da Roda do Ano.

Festival de Incêndios

É conhecido como festival do fogo, visto que, frondosas fogueiras são acesas, para que os espíritos consigam encontrar os caminhos para partir para o outro mundo. É um festival para se celebrar o amor por aqueles que já partiram, bem como, é extremamente comum realizar uma ceia em silêncio, em respeito à memória dos antepassados queridos. É tradicional que se prepare as comidas favoritas dos que já se foram, e, que deixe um lugar posto na mesa somente para ele, e também, deixar uma vela acesa na janela de sua casa, para o auxílio na caminhada dos mortos.

Existiam algumas atividades que eram realizadas no decorrer do festival, e, que ainda nos dias de hoje, são realizadas por alguns pagãos, como por exemplo, a queima de pedidos, a realização de oferendas de maçãs e pães aos ancestrais, colocar a foto de seus ancestrais em seu altar, adivinhação através de bola de cristal, runas, tarot, tomar resoluções para serem colocadas em prática no próximo ano que se inicia. Mas creio eu, que uma das mais conhecidas, é a tradição irlandesa de realizar a confecção de um “Jack O’Lantern” – a lanterna de abóbora, que deve ser colocado do lado de fora de sua casa na noite de Samhain, para afastar os espíritos indesejados (aqueles que não são da família).

Por que esculpir abóboras para o Halloween? | Sporcle

Uma pequena curiosidade se dá ao fato de que a famosa brincadeira “trick or treating”, realizada pelas crianças na noite de Halloween nos dias de hoje, também é de origem celta, entretanto, antigamente era realizada pelos adultos, que iam entoando cânticos sagrados de casa em casa, e assim, eram presenteados com mimos pelos moradores.

Então, qual seja o nome que você preferir, Halloween ou Samhain, é um tempo de reflexão, de agradecimento pela proteção que seus antepassados lhe deram e lhe dão. É tempo de se renovar, de renascer das cinzas, de tomar aquele impulso para o próximo ano que se inicia, de aceitar os ciclos que existe na vida.

Fontes:

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151029_origem_halloween_rb

https://www.infoescola.com/datas-comemorativas/halloween/

https://brasilescola.uol.com.br/halloween/historia-halloween.htm

Fontes das imagens:

Why Do We Carve Pumpkins for Halloween?

https://www.independent.ie/editorial/StoryPlus/storyplus-there-is-something-special-about-irelands-ancient-east-at-halloween/?fbclid=IwAR1kX1JIKmWv6-OuiJxyOo-q4oaljsUhcpF5hdoefNK1kRTen4FFRq6rU9I

https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fichef.bbci.co.uk%2Fnews%2F660%2Fcpsprodpb%2F11DE7%2Fproduction%2F_104019137_gettyimages-844232562.jpg&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.bbc.com%2Fportuguese%2Fcuriosidades-41778799&docid=O0abVR7uCtu1JM&tbnid=3xsxseu3gHOEbM%3A&vet=10ahUKEwj06_LLp8LlAhU3HbkGHU_ABfEQMwhVKAYwBg..i&w=660&h=371&bih=657&biw=1366&q=halloween&ved=0ahUKEwj06_LLp8LlAhU3HbkGHU_ABfEQMwhVKAYwBg&iact=mrc&uact=8

Comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s