Você já ouviu falar sobre o escritor Chrétien de Troyes?

Talvez este nome soe desconhecido para você, porém, sua obra permanece viva nas artes como a literatura e o cinema.

O poeta e trovador francês, que teria vivido entre os anos de  1135 e 1191 e que é considerado o primeiro grande autor francês, foi também um dos primeiros escritores a abordar a Matéria da Bretanha – que é o nome dado ao conjunto de lendas de origem celta relacionadas à história do território britânico.

Obviamente, o ciclo arturiano não é exclusividade da obra do autor francês. Nomes como Geoffrey de Monmouth (1100 – 1155)  e Robert de Baron (1596 -1639) também versaram sobre as proezas do famoso Rei Arthur e de sua célebre corte, porém, Chrétien de Troyes foi o primeiro a abordar a busca ao Santo Graal e a trágica história de amor entre o cavaleiro Lancelot e a rainha Guinevere, na novela “Lancelot, o cavaleiro da charrete.”

Apesar de ser o pioneiro na criação de temas que ainda inspiram artistas do mundo todo, pouco se sabe sobre a vida do escritor francês que viveu durante o século XII. Acredita-se que por sua cultura e erudição, o autor seria um religioso advindo de alguma família pertencente à nobreza da região de Troyes, na França.

Referências:

TROYES, Chrétien. Romances da Távola Redonda. São Paulo: Martins Fontes, 1998.


Compre os livros de Chrétien de Troyes aqui (comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso).

Compre os livros da autora desse post aqui (comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s