O que faz um curador de arte?

Entre as múltiplas funções do curador de arte, temos duas principais: a concepção e a montagem de exposições de arte. Estas duas funções com certeza representam este indivíduo social chamado “curador”, aquele que cura, toma conta de algo. Entretanto, o curador deve, também, ser um intelectual, estando inserido e atualizado do panorama artístico a que se dedica e, em geral, na mídia, no mercado e no âmbito cultural.

Montagem da exposição NAVI-ARTE POSTAL –
(NAVI-Núcleo de Artes Visuais de Caxias do Sul)

Na concepção da exposição, o curador tem por ofício pensar, de certa forma, onde a exposição estará inserida. Seu contexto, conceito, referências, garimpagem de obras e sua inter-relação. O curador vai pensar no “porquê” e no “para quê” da existência de uma exposição. Ele deve torná-la instigante, como um convite, para que o público tenha contato com as obras selecionadas de maneira significativa. Essa mediação entre arte e sociedade também é um importantíssimo papel do curador.

Já na montagem da exposição, o curador pensará na questão estrutural da exposição. Adicionando elementos (sejam visuais, auditivos ou até olfativos) que colaborem para tornar o conceito idealizado em algo real e palpável, de modo que a estrutura também faça parte da obra final que, além das peças selecionadas, pode também ser a própria exposição uma obra quando elaborada com tal propósito. Temos aí então o chamado curador-artista, aquele que faz da curadoria uma arte.


Fonte: Diálogos em sala do curso de Artes Visuais do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), 2016.

Comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s