Hélio Oiticica e a relação obra-público

Hélio Oiticica nasceu em 1937, no Rio de Janeiro. Seu pai era um filósofo anarquista, o que provavelmente muito influenciou em sua forma de encarar os fatos da vida e, consequentemente, sua produção. Oiticica proporcionou uma inconstância importante na arte contemporânea brasileira, principalmente durante a década de 60.

De personalidade extremamente exuberante, demonstrava essa característica de modo íntimo em suas produções. Sua intenção maior era de desestabilizar as ideias existentes de modo a pensar em uma nova relação dentro da arte. Hélio Oiticica foi um artista dos extremos. Ao expor suas obras em locais externos, possibilitou uma revolução na arte brasileira! Buscando arrancar a áurea em torno da arte, inventou conceitos e obras de interatividade com o público:

Obra-instalação Invenção da corPenetrável Magic Square # 5, De Luxe, de 1977.

A morte dramática foi a maior tragédia de sua vida. Antes disso, ele deixou rastros de autenticidade e ousadia na arte brasileira, levando-a para fora das telas e para o exterior, tendo sindo um dos grandes nomes a elevar o nome da arte brasileira contemporânea afora.

Muito a frente de outros artistas brasileiros, nos primórdios da Teoria da Recepção, Oiticica trouxe a obra aberta para o público, jogando com as percepções dos espectadores e “fervendo” suas cabeças. Muitos não entendiam, mas o achavam interessante e, no mínimo, peculiar. É fato que mesmo antes de as ‘exposições interativas’ serem intituladas de tal maneira, o artista dos “Penetráveis” e “Bólides” (obras que ficaram muito conhecidas por carregar tais conceitos) foi quem proporcionou tal interatividade ao público, abrindo caminhos para um novo fazer na arte brasileira.

Fonte:

Comentário baseado em aulas do curso de Artes Visuais do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), 2016.

Comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s