A cor na arte de Veneza

“O Grande Canal e a Igreja da Saúde”, Canaletto. (1730) – Museu de Belas Artes de Houston. 

Como falar da arte de Veneza sem mencionar a magnificência da cidade? Em minha visão (de quem já apreciava as obras antes mesmo de poder conhecer a cidade), considero Veneza uma cidade extremamente poética. Não só por fazer parte do contexto da arte italiana e por tantos mestres que por lá passaram. Tem algo especial sobre a luz de lá.

O fato de ter sido formada num arquipélago influenciou totalmente sua história e, em consequência, as obras dos artistas venezianos, bem como os artistas que por lá passaram e pararam por lá justamente para pintar, escrever, produzir, em geral… Seduzidos pela “cidade das cores” e a emoção que ela emana.

Esses artistas manejaram as luzes e cores dos reflexos na cidade e o resultado foi uma arte totalmente diferenciada das pinturas florentinas, por exemplo.

Um fato não menos importante, que também influenciou a arte de Veneza, principalmente quando se fala em arquitetura, foi a questão da sua localidade, que colaborou profundamente para tornar a cidade um centro comercial. Essa “troca” de mercadorias e experiências trouxeram características “gringas”, dando uma feição oriental para o perfil da cidade. Voltando as cores…

O resultado das obras, marcadas pelas luzes e cores de Veneza, era a rica luminosidade, o brilho e as cores atmosféricas, diferente de qualquer arte feita até então.

Fonte:

Comentário baseado em aulas do curso de Artes Visuais do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), 2015.

Comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s