Qual a diferença entre vernissage e exposição?

De acordo com Carmem Zitta, pesquisadora na área de organização de eventos, vernissage “é um evento demonstrativo, caracteriza-se pelo lançamento – primeiro dia de uma exposição, geralmente de objetos artísticos (pinturas, esculturas…). Pode ser individual (apenas um artista expositor) ou coletiva (mais de um expositor).” Ou seja, o vernissage marca a data de estreia de uma exposição, como uma prévia da exposição formal.



Ao que tudo indica, o termo refere-se a uma tradição iniciada por Turner, pintor romântico absurdamente incrível, que no dia de envernizamento (daí vem o termo, “vernissage”) fazia algumas mudanças significativas em suas obras, criando assim, uma tradição de celebrar essa finalização com amigos, patronos, críticos e os mais chegados. No passado, quando as academias de pintura ainda ditavam o tom, esse público seleto visitava a mostra nesse dia, antecipando a abertura formal da mostra ao público geral.

A diferença existente entre vernissage e exposição é a duração, o público e o objetivo. Enquanto a exposição pode durar meses, o vernissage é mais curto. Hoje em dia, o vernissage é o primeiro dia da mostra, o dia da abertura. Frequentemente, o público do vernissage são pessoas mais chegadas, conhecidas, e o objetivo deste é a divulgação e, em alguns casos, a venda de obras. Apesar disso, atualmente grande parte das exposições em galerias e ateliers de artistas são abertas ao público. Os dois eventos possuem a mostra das obras, porém, o objetivo em si é diferente. O vernissage, por vezes, possui um coquetel especial para os convidados, já a exposição é aberta ao público e, em geral, não possui esse costume.

E afinal é “o” vernissage ou “a” vernissage?

Tendo a palavra sida trazida ao mundo das artes originalmente na língua francesa, onde é substantivo masculino, o mais “correto” (diria que para ser mais fiel a palavra originária) é dizer o vernissage. No português a palavra foi traduzida como vernissagem, substantivo feminino, sendo o correto no português ser falado a vernissagem.

Bacana né? Então fica a seu critério então dizer o vernissage ou a vernissagem, só não é muito recomendável misturar os dois.

Fonte:

Zitta, Carmem. Organização de eventos: Da ideia a realidade. Editora Senac: 4ª Edição Revisada e Ampliada. 

Comentário baseado em aulas do curso de Artes Visuais do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), 2016.

Comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso.

Fonte da Imagem: https://www.akademie-rs.de/tagungshaeuser/hohenheim/kunst

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s