Exposição do Prêmio Brasil Fotografia em SP

Até o dia 14 de agosto, pode ser visitada gratuitamente a exposição dos artistas agraciados nas várias categorias do Prêmio Brasil Fotografia, antigo Prêmio Porto Seguro de Fotografia. São 15 artistas apresentando seus trabalhos, divididos em 83 fotografias e 6 instalações multimeios ao longo das salas expositivas do Espaço Cultural Porto Seguro em São Paulo.

O prêmio especial – sempre concedido a algum veterano da fotografia – este ano foi concedido a Evandro Teixeira. Nas primeiras salas da mostra, suas imagens de personalidades e momentos históricos ilustram sua longa trajetória no ramo.

Dentre as obras que mais me interessaram, está a de Leticia Ranzani Multidão densa de indivíduos próximos, mas subjetivamente separados que apresenta papéis com frases de usuários do Tinder, seguidas da letra de seu primeiro nome e idade.

Também gostei bastante da instalação da artista Telma Vilas Boas, Galáxia Imaginativa, que permite ao público interagir com a obra. Em um ambiente escuro, encontra-se um papel preto perfeitamente esticado em uma estrutura de metal que forma uma espécie de cubo alongado com uma lâmpada em seu interior. Antes de adentrar o espaço, o espectador pode se servir de alfinetes dispostos em uma bandejinha e furar o papel, deixando assim sua marca na obra. Um processo bastante divertido. O resultado lembra a imagem de um céu estrelado. Os feixes de luzes que passam pelos buraquinhos criados pelos espectadores são projetados sobre papéis fotográficos dispostos na parede e que não receberão banho químico para interrupção da oxidação da prata.

Além de abrigar a anual exposição, o Espaço Cultural Porto Seguro também apresenta o Porto FabLab, um espaço dedicado à exploração de técnicas de criação pelos visitantes, tais como cenotipia, gravura digital, revelação fotográfica e impressão 3D. Ou seja, são ideias transformadas em objetos através equipamentos de ultima geração e ajuda dos orientadores de plantão. Esse espaço está aberto à interação do público as sextas-feiras das 10h às 19h. Também serão oferecidos workshops e oficinas.

Mais informações através da página http://www.espacoculturalportoseguro.com.br/programacao.html

Visita à exposição:

De 15/06 a 14/08

Terças a sábados das 10h às 19h

Domingos e feriados das 10h às 17h

Entrada gratuita.

http://www.espacoculturalportoseguro.com.br/exposicoes/premio-brasil-fotografia-2015.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s