‘A obscena senhora D’, de Hilda Hilst, um relato sobre solidão

Se te ausentas há paredes em mim.

Hilda Hilst

A obscena senhora D (1982), de Hilda Hilst, é a história da solidão. Ao desistir do convívio com os demais, Hillé, a protagonista, rompe com sua vida pregressa e com os laços afetivos que a permeavam. Embora toda a narrativa seja baseada em lembranças, percebemos um grande esforço por parte da narradora em não criar novos laços.

Todavia, o novo universo particular de Hillé tem alguns pontos de intersecção com o antigo, que são simulacros de uma antiga felicidade, como por exemplo o aquário onde a personagem repõe periodicamente peixes de papelão quando eles se desmancham na água. Os peixes de papelão substituem os verdadeiros que morreram na mesma época em que o seu companheiro. O papel se dilui, como os afetos. Os peixes são uma analogia à vida que não mais está presente naquele aquário, bem como na casa. O que resta é apenas a senhora D. “D” de derrelição, que significa abandono.

Podemos entender a mudança de Hillé para o vão da escada, como um subterfúgio para escapar da morte, com a qual mantém contato através de Ehud, o companheiro morto. Ou seria uma preparação para ela?

O vão da escada é o seu lugar sagrado. É através dele que Hillé se priva do contato com o mundo externo. É através dele que ela entra em contato consigo mesma, numa precariedade de condições lhe fazem vivenciar o aspecto mais animalesco, e também o mais cruel da condição humana: o abandono e a indiferença.

Referência de imagem:

http://www.paginab.com.br/cultura/hilda-hilst-uma-feminista-nata-nos-anos-50/

Compre A Obscena Senhora D aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “‘A obscena senhora D’, de Hilda Hilst, um relato sobre solidão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s