Conheça três costumes suecos!

A Suécia é muito conhecida por suas paisagens lindas, por sua cultura, por sua bela capital Estocolmo, por ser acolhedora e estar aberta às diferenças. Recentemente, lancei o meu primeiro livro, Meu padrasto é a maior viagem, que se passa em Estocolmo. Eu pesquisei muito sobre o país e posso dizer que coloquei boa parte da minha pesquisa (cultura, lugares, costumes, curiosidades) no texto. Então eu conheci vários hábitos suecos, entre eles, três que me chamaram a atenção, e hoje estou trazendo para vocês.

1- Fika: é a pausa para tomar um café, comer um doce e conversar. É um momento que os suecos param o que estão fazendo e descansam um pouco. O Fika não é apenas um costume, e sim, uma tradição sueca. Nas empresas, eles acreditam que o Fika ajuda as pessoas a resolverem seus problemas diários, sem contar que ajuda na calma e concentração. O Fika pode acontecer em casa, em uma cafeteria, no trabalho, em diversos lugares e em horários diferentes.

2- Fredagsmys: vamos começar traduzindo este termo sueco, que só foi fazer parte do dicionário em 2006.Fredag, uma palavra sueca, significa sexta-feira, e Mys, é uma palavra que vem de “conforto”. Os suecos planejam durante toda a semana este momento que ocorre na sexta-feira à noite. As famílias jantam tacos ou pizza, assistem algum filme, jogam jogos de tabuleiro ou vídeogame, e comemoram uma semana inteira de trabalho e produtividade. Como você deve saber, os suecos se preocupam com sua alimentação, mas neste dia, está tudo liberado! Eles comem doces, comida mexicana, pizza, tortas e bolos. Os supermercados suecos ficam com muitas opções de comidas nas sextas-feiras, assim como bebidas alcoólicas.

3- Kosläpp: E por último, um costume que talvez seja o meu favorito da lista, o Kosläpp! Kosläpp, em português, “Soltura das vacas” ou “Libertação das vacas”, é um evento sueco que existe por conta de uma lei que obriga as vacas a serem criadas totalmente soltas nos meses quentes, então no início do mês de maio as fazendas soltam as vacas depois de muito tempo, e elas saem felizes do curral. Quase sempre é um evento aberto ao público, então as pessoas levam as crianças para assistirem. Recomendo pesquisar as fotos do evento no Google, são magníficas!

Fontes:

https://diariodeumaexpatriada.com.br/o-fika-na-suecia/

https://www.thelocal.se/20190208/swedish-word-of-the-day-fredagsmys/

https://www.skanemejerier.se/koslapp

Fontes das imagens:

https://www.viator.com/tours/Stockholm/Stockholm-Fika-Tour/d907-34477P17

https://kurera.se/fredagsmys-med-tex-mex/

https://www.aftonbladet.se/nyheter/a/0K87Xo/rusning-till-digitalt-koslapp–da-kraschade-arlas-sajt

Comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s