Já pensou em ter um pedacinho do filme Com amor, Van Gogh na sua casa?
Isso é possível, pois o longa é uma animação feita todinha através de pinturas a óleo no estilo do artista, algumas das quais estão à venda no site oficial do projeto, com valores entre mil e 10 mil euros.
A iniciativa visa abrir espaço para as pinturas da próxima animação dos criadores, The Peasants – Os camponeses, em português -, criada usando a mesma técnica e inspirada no livro vencedor do prêmio Nobel de Wladyslaw Reymont, com lançamento previsto para 2023.
‘Com amor, Van Gogh’ – a primeira animação da história do cinema criada com pinturas a óleo -dos diretores Dorota Kobiela e Hugh Welchman, lançada em 2017, conta a história de Armand Roulin, que, encarregado de entregar uma carta de Van Gogh – já morto -, que nunca foi enviada para sua família, acaba investigando a morte do artista. A história é baseada nas teorias Steven Naifeh e Gregory White Smith, segundo os quais ele não teria se suicidado, mas, sim, sido assassinado.
O trabalho para criação da animação foi hercúleo. Foram necessários seis anos e 125 pintores para criar os 65 000 frames (quadros) que deram origem a mais de 800 pinturas. O processo foi o seguinte: primeiro, foram criadas 90 pinturas, de tamanhos variados para decidir qual seria a cara do filme. Em seguida, todos os personagens foram interpretados por atores reais, tais como Douglas Booth e Saoirse Ronan, em sets especialmente construídos para parecer pinturas de Van Gogh. Depois, esse material foi combinado com as 90 pinturas já feitas e com animação digital criada em computador, para adicionar outros elementos como animais, nuvens e folhas ao vento, gerando, assim as imagens finais de referências para os pintores. Já, eles, pintaram cada um dos 65 000 quadros do filme – cada foto que o compõe, frame, em inglês -, começando com o primeiro quadro de uma tomada e modificando os detalhes da pintura a cada um deles, até o final daquela tomada, com a pintura sendo fotografado em alta resolução antes das alterações – para os que se interessam em saber mais sobre o complexo processo de produção, é possível assistir ao documentário Com Amor, Van Gogh – O Sonho Impossível, lançado nos cinemas em 2020 e atualmente disponível na Apple TV e Looke, através da Amazon Prime.



Assim, foram geradas mais de 800 pinturas a óleo, que correspondem ao frame final de cada tomada, além de 1345 telas descartadas. Desse montante usado no filme, 119 foram expostas no ano de seu lançamento no Noordbrabants Museum, na Holanda, terra natal do artista, além de na Polônia e na Coreia, com a exposição levando o mesmo nome do longa – Loving Vincent, no idioma original.
Segundo o site oficial do projeto, 200 pinturas seriam colocadas a venda ao longo dos anos, começando antes mesmo do lançamento do longa em 2017. Agora, outras podem ser compradas nessa nova campanha de vendas no site do filme, com envio para o mundo todo – e há um desconto aos que se inscreverem no newsletter.
Quem mais ficou louco para ter uma dessas?
Fonte das imagens e informações:
Site oficial do filme Loving Vincent – https://lovingvincent.com/
Comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso.












