Inhotim e Pinacoteca juntam-se à nova feira de arte que une o mercado digital e físico em São Paulo

© Tahuany Bovi
Abre para o público nesta quinta-feira (09/11) a Nano Art Market, uma inovadora feira de arte nascida de uma parceira entre Nano Art Hub, uma iniciativa voltada para a venda de arte no meio digital, com o Lar Center, shopping que abriga a feira, fornecendo uma estrutura expositiva que une diversas galerias de pequeno e médio porte, espaços independentes e instituições de arte, dentre elas, a Pinacoteca e o Inhotim. Com duração de três meses, se difere das feiras de arte tradicionais, em sua maioria de curta duração, não passando de cerca de cinco dias. Durante esse tempo, três ciclos mensais serão organizados e as obras serão trocadas de tempos em tempos, permitindo uma maior rotatividade.
A Nano, segundo seu fundador, Thomaz Pacheco, foi pensada para incentivar as galerias mais jovens e menores a terem um espaço para se inserirem no mercado e captarem público, com isso, diferente de feiras maiores, nas quais as galerias investem um valor considerável para participarem, na Nano as galerias inscritas tem seus stands fornecidos de forma totalmente gratuita, destinando somente 20% do valor das vendas para a organização do evento. Dessa forma, a galeria consegue se manter de uma forma muito mais justa, posto que o repasse é apenas do que foi faturado, não dependendo de um capital prévio.
As obras oferecidas abrangem um grande público de compradores, desde os colecionadores mais assíduos e grandes investidores de arte, até os mais amadores, com valores que variam de R$500,00 a R$85.000,00, os quais ficarão transparentes aos interessados no próprio site da Nano e através de um QR code junto às obras. Dessa forma, visa-se atingir um público mais amplo e menos concentrado no mercado da arte tradicional, educando uma nova geração de colecionadores para movimentar a cultura e a produção de arte. A feira também atua como engrenagem para estimular o consumo de arte em regiões diferentes das tradicionais, uma vez que a maior parte das galerias, museus e marchands está concentrada na região central e zona sul como Itaim Bibi e Jardins.
Por mais, o evento trás para o mercado da arte a lógica do meio digital, cada vez mais crescente, uma vez que as vendas ainda acontecem pela plataforma da Nano na internet. Na feira, une-se a possibilidade de um contato físico com as obras com a plataforma online de vendas, utilizando a exposição como uma estratégia da Nano Art Hub para divulgação de sua proposta e plataforma.
A feira também conta com uma programação paralela em um espaço educativo dentro da própria área da exposição, dividido em um local para a realização de atividades, e um para os Talks. A agenda será divulgada no Instagram (@nanoartmarket) e abrange oficinas de escrita de poemas, bordado, tingimento com pigmentação natural.
Serviço:
Nano Art Market
Local: Shopping Lar Center – Av. Otto Baumgart, 500 – Vila Guilherme, São Paulo – SP
Data: 09/11/2023 a 04/02/2024
Horários: Seg a Sáb: 12h-21h | Dom e feriados: 14h-19h
Entrada gratuita
Comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso.

