7 livros para ler na praia

Estamos em dezembro, um dos melhores meses do ano: época de maratonar “Esqueceram de mim”, de comemorar o Natal (e comer muito), temos também a despedida de um ano, e claro, a chegada das férias. Então, como eu separei vários livros para ler enquanto descanso, resolvi compartilhar um pouquinho das leituras que farei na praia. São livros de diversos gêneros, mas com uma temática em comum: o mar.

1 – “Virgínia”, de Fernanda Mellvee: um dos meus livros favoritos nesta lista. A história de Virgínia, narrada em primeira pessoa por um homem que após ser traído pela esposa, buscou refúgio na praia. É um conto sobre uma amizade inusitada e repleta de mistério. A ambientação é incrível, fazendo com que os leitores tenham a sensação de estar participando e acompanhando os passos dos personagens pelo litoral. Mesmo se você não estiver na praia, vai se sentir lá.

SPOILER: você ficará pensando no final do conto por dias.

Aqui vai um trechinho desta obra linda:

“Nos fins de tarde, quando o sol já não tinha tanta força, eu me divertia vendo os cabelos golpeando o rosto dela como cordas. Nessas horas eu aproveitava a minha vantagem para apostar uma corrida, que ela quase sempre vencia. Em suas poucas derrotas, Virgínia se jogava de cara na areia e ria até ficar sem ar, um pouco antes de ir embora.”

Compre esse livro aqui (comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga a mais por isso).

2- “Oceano sorvete de uva”, de Gabriel Cianeto: neste livro, temos a história de Rafael, um menino de sete anos que adorava quando a sua mãe lhe contava histórias antes de dormir. Ele morava em uma casa à beira da praia e, à noite, ouvindo o som das ondas do mar, ele se deitava em sua cama e ouvia suas histórias. O garoto passou a ter sonhos extremamente reais e fantásticos, com criaturas só possíveis no mundo da imaginação. Logo ele fica ansioso para ler cada vez mais do livro que estimulou a sua imaginação, mas fica preso e sem ter como sair daquela sua segunda vida, no mundo dos sonhos. É uma leitura incrível e ideal para ler nas férias!

Compre esse livro aqui (comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga a mais por isso).

3 – “A maldição do mar”, de Shea Ernshaw: o livro conta a história de Penny, uma menina de dezessete anos que mora numa ilha próxima à cidade de Sparrow. Penny odeia essa cidade porque seu pai sumiu há alguns anos e ninguém fez nada quanto a isso. Mas, nesse verão, como em todos os outros, a temporada Swan teve início. Duzentos anos antes, três garotas chegaram à Sparrow: Marguerite, Aurora e Hazel Swan. Elas eram encantadoras, independentes e jovens. Pelo fato de as irmãs Swan serem muito bonitas, as mulheres da cidade ficaram enciumadas, e logo um boato se espalhou pela cidade: elas eram bruxas. As irmãs foram acusadas de bruxaria e jogadas ao mar com pedras amarradas aos tornozelos. Logo a maldição começou: todo verão, uma canção era ouvida vindo do mar e três meninas eram possuídas pelas irmãs. Elas atraíam os garotos e os afogavam, como vingança. Isso aconteceu por duzentos anos, e Penny sabia que a lenda era verdadeira. Eu já resenhei este livro aqui para o site, então, se você quiser saber mais sobre esta história de mistério, ambientada numa praia e repleta de reviravoltas, recomendo que leia o meu texto.

Compre esse livro aqui (comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga a mais por isso).

4 – “Uma noite na praia”, de Elena Ferrante: Mati é uma menina de cinco anos que ganhou um gato de presente. Fascinada com o bichinho, ela acaba se esquecendo de sua boneca favorita, a Celina. A história é narrada pela bonequinha esquecida na areia deserta da praia. Celina não sabe voltar para casa, então ela enfrentará uma noite que parece não chegar ao fim, com muitas surpresas, uma jornada que só terá fim com o nascer do sol. Recomendo muito!

Compre esse livro aqui (comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga a mais por isso).

5 – “Ladies in lavender: um conto de fadas na Cornualha”, escrito por William John Locke e traduzido por Fernanda Mellvee: eu amo demais essa novela e a tradução feita pela minha mamãe. Temos uma história com este livro (e com a adaptação cinematográfica dele, o belíssimo filme “O violinista que veio do mar”). Colocarei aqui um trechinho das “Notas da Tradutora,” disponível no e-book da tradução, que foi publicado pela Editora Berserkir, no ano de 2021, que explica um pouco da nossa história com este livro:

“No início do ano de 2015, assisti com a minha filha Melissa – que na época estava com oito anos – o filme “O violinista que veio do mar,” que me marcou de forma muito positiva. Quando soube que o filme havia sido inspirado em um texto literário publicado em 1908, imediatamente surgiu o meu interesse em realizar um estudo comparativo entre as duas formas de arte.

[…] Percebi, no entanto, que o texto ainda não tinha uma versão em português. Então, enquanto realizava a escrita do artigo, decidi dar início à tradução da obra, para que a minha filha também tivesse acesso ao texto.”

A história das irmãs idosas Úrsula e Janet, que tem a monotonia de suas vidas mudada pela chegada de um jovem violinista trazido pelo mar, é linda e eu recomendo muito, pois além de sua encantadora ambientação à beira-mar da Cornualha, a trama é emocionante e delicada. Recomendo muito, a leitura e o filme. É uma obra especial. (Leiam ouvindo a trilha sonora do filme, é incrível!)

Compre esse livro aqui (comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga a mais por isso).

6 – “How to be a viking”, de Cressida Cowell: é claro que não poderia faltar um livro da Cressida nesta lista! Este livro super divertido e fofo, disponível somente em inglês, nos conta a história do melhor herói viking, o Soluço, quando ainda era uma criancinha (tipo uns quatro ou cinco anos de idade). Acompanhamos o pequeno Soluço em sua primeira viagem de navio com os outros vikings da tribo, pelos oceanos do arquipélago. Além de ser uma história super engraçada, as ilustrações são lindas.

Compre esse livro aqui (comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga a mais por isso).

7- “Amy Foster”, de Joseph Conrad. Nesta obra, que assim como “Ladies in Lavender” também foi traduzida pela minha mamãe, também temos a história de um naufrágio, mas ao contrário da primeira, que é quase um conto de fadas, a segunda é uma história triste. Vou contar um pouco sobre ela, mas sem dar spoiler: Uma menina tímida e humilde se apaixona por um estrangeiro que chega a sua cidade após um trágico incidente.

Enfim, estas são as minhas dicas de leitura para quem quer entrar numa vibe de praia, mesmo estando na cidade, ou para aqueles que já estão curtindo as férias de verão.


Fonte das imagens:

Capa: Foto de Ant Rozetsky
unsplash.com/pt-br/fotografias/fotografia-de-paisagem-de-ondas-e-nuvens-q-DJ9XhKkhA

Outras imagens: Divulgação

Deixe um comentário