A espera começou em junho, desde que vi a matéria confirmando que a exposição viria ao Brasil. Contei os dias – claro, beatlemaníaca desde os doze anos, não poderia ser diferente.
A Beatlemania Experience está no estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo, e tem dois mil metros quadrados dedicados à história mágica dos quatro rapazes, em ordem cronológica.
Tendo lido muito sobre a história dos “Fab Four”, do primeiro ao último passo ali dentro, foi como reviver uma época linda – a minha adolescência toda. Eu me sentia perfeitamente dentro da cabeça daquelas fãs histéricas e apaixonadas que via nos vídeos e fotos (que eu colecionava).
Desde o ladrilho da igreja em que John e Paul se conheceram, até uma reprodução aconchegante dos estúdios da Abbey Road, a história avassaladora dos Beatles foi retratada, muito elucidativamente, em cada sala. Jogos, revistas em quadrinhos, lancheiras, bonecos – objetos dos mais inacreditáveis estavam reunidos ali. Fora a imensidão de fotos. Fiquei impressionada – e confesso que houve um momento de inveja branca (risos) – com um pôster de alguns metros de altura do acervo de Bob Folch, famoso colecionador que contribuiu com várias peças para a exposição.

Muitos metros de Beatles!
Em cada sala há uma mesa com tablets e fones de ouvido, ligados no Spotify, com playlists relativas a cada época retratada.
Reprodução dos primeiros instrumentos usados no show do Quarrymen – primeira banda que teve a junção “John e Paul” num palco.
Confesso que por mais que já tivesse ouvido muito, toda a vida, as melodias da lista, foi emocionante ouvi-las naquele ambiente, com toda energia, em meio às pessoas. Estas, impressionantemente bem-humoradas, cantavam as músicas e dançavam o tempo todo. Realmente, foi fantástico.
TVs de LED e banners em todas as salas mostravam vídeos e fotos, ambientando a época retratada. Num deles, dentro daquela que se dedicou ao “Boom da Beatlemania”, um vídeo dedicado à chegada desta no Brasil.
O propósito dos idealizadores da exposição – Christian Tedesco, Rodrigo Tedesco e Carlos Branco Gualberto – foi alcançado. Conseguiram que ela fosse interativa, envolvente e graciosa, realmente diferente das demais mostras relacionadas à banda.
Tive a honra de entrar no famoso submarino amarelo, participar de um espetáculo com a incrível realidade virtual do famoso show no Shea Stadium, Nova York, em 1965 (no qual onde os cinquenta mil fãs gritavam tanto que a banda mal conseguia se ouvir), tirei fotos no “concerto no telhado”, entre outras aventuras.
Maravilhada com a faixa etária do público – havia famílias inteiras visitando o local – me sensibilizei ao ver uma garotada de uns oito ou dez anos dando gritinhos de emoção ao passarem pelas salas.
Não posso deixar de comentar, como fã incurável, duas coisas:
Primeira, importantíssima: As referências à Cynthia Lennon quase não apareceram. Não tanto quanto ela merece. A história dessa mulher é tão incrível quanto ela, e tão intrínseca aos Beatles quanto se pode imaginar.
Segunda: Os preços da lojinha pós-expo – vieram ingleses. Uma pena!
A exposição continua até dia 30/09. Preciso dizer que vale a pena conferir?
A vontade de ir novamente não passou!
Entrada do cinema 3D, que reproduzia o show no Shea Stadium.

Serviço
Beatlemania Experience
Shopping Eldorado
Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros. São Paulo – SP
De 24 de agosto a 30 de setembro
De terça a domingo, das 12h às 21h.
Ingressos a partir de R$ 50.
Fotos: Camila Maia
Fontes:
‘Beatlemania Experience’ recria universo do quarteto de Liverpool
http://beatlemaniaexperience.com.br/#sobre