Delta de Vênus (1995), o filme

Por Fernanda Mellvee

Em meu último post falei sobre Anaïs Nin e a escrita feminina, que acompanhou a autora durante toda a sua obra. Segundo a Anaïs, a experiência sexual feminina pode só pode ser transcrita através de uma linguagem poética, ao contrário da escrita masculina. Anaïs associava diretamente a sexualidade e o fazer literário, e admitiu que, mesmo tendo escrito os contos que fazem parte de sua obra “Delta de Vênus”, a linguagem poética a acompanhava, principalmente na composição das personagens femininas.

Em 1995, foi lançado o filme “Delta de Vênus”, no original “Delta of Venus”, que além de ter sido baseado na famosa coletânea de contos da autora, mescla elementos ficcionais com dados biográficos de Anaïs Nin.

No filme, Elena, uma jovem americana aspirante a escritora chega à Paris na década de 30. Elena que é uma espécie de síntese de algumas personagens femininas do livro homônimo também evoca situações vivenciadas pela própria escritora, como as dificuldades financeiras que Anaïs Nin enfrentou no início da carreira e suas relações de amizade com diversos escritores e artistas de sua época.

Porém, a trama central do filme consiste no envolvimento da protagonista com Lawrence, um escritor americano radicado na França. Desta relação surgem as experiências que a protagonista vivencia ao longo do filme e que remetem aos contos que integram Delta de Vênus. Porém, a jornada de Elena em busca da descoberta do autoconhecimento e do prazer tem início apenas a partir do afastamento de Lawrence, que deixa Paris para retornar à América, mas não sem antes traí-la com uma prostituta.

Ao mesmo tempo que Elena tenta recuperar-se da decepção, ela tenta conseguir meios para continuar a viver em Paris, o que só é possível quando ela recebe de seu agente uma encomenda para escrever uma série de contos eróticos para um milionário, o Colecionador, que exige permanecer no anonimato.

E, talvez com o intuito de afirmar a ideia da escritora de que é impossível dissociar a vivência da escrita, Zalman King, o diretor nos apresenta uma protagonista que precisa vivenciar todas as situações que descreve em seus contos, ao mesmo tempo em que busca satisfazer suas próprias fantasias.

Trailer do filme “Delta de Vênus” (1995)

https://www.youtube.com/watch?v=u3Y7aUoj4Fw
Referências:

Nin, A. Delta de Vênus. Porto Alegre: L&PM, 2016.

Referência da imagem:

http://www.listal.com/viewimage/1204705

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s