Cinema russo: As bodas (2000)

“As bodas”, no original “Svadba” é um filme russo lançado no ano de 2000, dirigido por Pavel Lungin. “As bodas” tem início com o retorno da jovem Tania (Maria Mironova) a sua cidade natal, após o período em que viveu em Moscou, onde tentou a carreira de modelo. Seu regresso foi motivo de muita curiosidade, mas principalmente de muita desconfiança por parte de seus conterrâneos, principalmente da família de Mishka (Marat Basharov), seu antigo namorado. Decidida a mudar de vida e a retomar os laços que rompera com sua partida, Tania diz a todos que permanecerá na cidade e, em uma festa, por meio da brincadeira de cara ou coroa, ela anuncia a todos que irá se casar com Mishka, que aceita o pedido de imediato. Porém, a atitude impensada do casal gera revolta nos pais do noivo, cuja desconfiança só aumenta após a chegada de um rico empresário à procura de Tania.

Apesar do desejo dos dois jovens de se casarem, a situação se torna mais complicada quando Mishka, que trabalha em uma mina de carvão, assiste ao empresário presenteando Tania com uma joia. O noivo resolve dar a ela um presente à altura da joia e por não ter dinheiro o suficiente, sai em busca de meios para realizar o seu objetivo.

Toda a confusão desencadeada pela tentativa de Mishka de conseguir comprar o presente para a noiva tem seu ápice durante a festa de casamento, em que as situações mais insólitas acontecem.

“As bodas” apesar de ser um filme que pende para a comédia, aborda dois grandes problemas da Rússia na época em que foi lançado: a situação difícil das classes trabalhadoras e a exploração sexual das mulheres que buscam melhores condições de vida ao mesmo tempo em que tentam realizar o sonho da carreira de modelo.

Referências da imagem:

http://www.imdb.com/title/tt0246119/mediaviewer/rm4284605696

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s