2017 tem sido um ano agridoce. Dentre um retrocesso e outro, alguns acontecimentos dão uma brecha pra gente respirar.
Um destes foi o nascimento, no último dia 28, da robô Betânia – Beta, como ela se denomina.
Foi desenvolvida pelo Nossas – organização que se diz apartidária e sem fins lucrativos: um laboratório de ativistas, que se dispõe à missão de “armar e articular a potência para reinventar e reconstruir a política, todos os dias”.
Beta funciona pelo Messenger do Facebook. Você curte a página e chama a Beta no Inbox.
A partir daí ela vai guiar a conversa e te apresentar a missão: mobilizar as mulheres (e demais interessados) e nos atualizar sobre a luta feminista no Brasil – notificando, enviando alertas e chamando atenção para a nossa participação ativa quando alguma pauta que estiver em votação no Congresso ferir o direito da mulher.
Beta é a ferramenta que une o ativismo feminista à rapidez e à tecnologia da internet. Uma simples mensagem no Inbox. Afinal, quem não tem um tempinho do dia pra checar a caixa de mensagens? Não haveria jeito melhor trazer esses assuntos à superfície. Como ela mesma diz: mudar esse sistema programado por homens e para homens. Colocar as mulheres lado a lado. Estaremos unidas, de maneira fácil e imediata, para enfrentar qualquer ameaça aos nossos direitos.
Ela também vai captar os dados dos usuários e usá-los para enviar e-mails de pressão para o poder público, via Inbox mesmo. As criadoras garantem que os dados não serão usados para nenhum outro fim – podendo, entretanto, servir como base para pesquisas e estudos (mas tudo bem, não é? Quero e muito ser número nessa força).
Ah! Claro. Se não quiser mais receber as mensagens, é só apagar a conversa com a Beta. Ela não ficará chateada.
Fontes:
https://olhardigital.com.br/noticia/conheca-beta-a-robo-feminista-brasileira/70740
Sucesso Beta, parabéns pelo seu surgimento, você está contudo, força barre tudo que não está de acordo com o direito da mulher, no mundo atual.
CurtirCurtir