Astor Piazzolla, o homem que revolucionou o tango!

Sempre penso que todo brasileiro não poderia perder a oportunidade de viajar a Argentina, se sentar em uma clássica cafeteria, e degustar de um ótimo tango, sem preconceitos.

Sem uma origem muito clara, este estilo de música predominante do contexto argentino e uruguaio, tem o início da sua popularidade nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, tendo as suas influências estilísticas da Polka, da Habanera e da Milonga.

Já que o assunto é tango, tenho que reverenciar o seu grande mestre: Astor Piazzolla. Revolucionário do estilo, o compositor brilhantemente conseguiu fazer a fusão entre a música clássica e o jazz, consolidando o que os argentinos chamam de “nuevo tango”.

A inspiração melancólica de conduzir o seu acordeom, conquistou não apenas os seus conterrâneos, mas o mundo inteiro, universalizando os elementos interpretativos de diversas culturas em sua moderna música.

Dentre suas belas e sedutoras obras, não podemos deixar de salientar a importância de “Libertango”. Gravada em 1974, em Milão, seu próprio nome já diz: liberdade e tango. É uma música revolucionária, moderna, com infinitas interpretações a serem brilhantemente exploradas pela posteridade. É o “nuevo tango” que consolida a genialidade do nome da música argentina. “Libertango” é uma viagem sem fim. A cada versão, interpretação, formação, gravação, me deixa convencido de que essa obra é infinita musicalmente, tornando Piazzolla imortal.

Deixo abaixo um raro vídeo de 1977, onde de uma névoa de dissonâncias jazzísticas criada pela guitarra, baixo, bateria e piano, surge o acordeom de Astor Piazzola com sua melodia sedutora argentina acompanhado pelo contracanto da flauta doce.

Preparem uma xicara de café e se deixem levar pelas melancólicas e inspiradoras ruas de Buenos Aires.

 

Bibliografia:

Azzi, Maria Susana. Le Grand Tango: The Life and Musica of Astor Piazzolla. Editora: Oxford University Press, 2000.

Fonte da Imagem:

http://www.verytangostore.com/legends/astor-piazzolla.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s