‘A livraria’, o filme perfeito para os amantes da literatura

“The Bookshop” (2017), em Português, “A livraria” é um filme britânico, dirigido por Isabel Coixet. Apesar de ter recebido diversos prêmios, entre eles o Prêmio Goya, nas categorias “Melhor filme”, “Melhor diretor” e “Melhor roteiro adaptado” no ano passado, no Brasil, “A livraria” passou praticamente despercebido.

O filme conta a história de Florence Green (interpretada com muita sensibilidade por Emily Mortimer), uma viúva que decide reconstruir sua vida em uma pequena cidade da costa da Inglaterra nos idos da década de 1950 e, para isso, ela conta com a ajuda dos livros, sua grande paixão. Porém, ao abrir uma livraria na cidade, numa casa que estava abandonada, ela desperta a ira da elite local, que só então revela o desejo de criar uma galeria de arte no espaço adquirido por Florence. Este é um dos pontos mal explicados do filme, porque se uma livraria incomoda a ponto de a personagem ser alvo de uma perseguição por parte dos moradores mais abastados da cidade, por que uma galeria de arte seria mais adequada?

Deixando de lado esta lacuna, o filme é belíssimo se interpretado como uma fábula sobre a paixão pela literatura e às amizades, visto que o ponto forte de “A livraria” são as relações de amizade que a protagonista estabelece a partir do amor aos livros. Outro aspecto importante a ser mencionado é a hostilidade com que a personagem é recebida pelos moradores mais conservadores, mostrando que a literatura é vista como algo perigoso por muita gente, principalmente quando ela está relacionada à figura de uma mulher independente, como é o caso de Florence.

Baseado no romance homônimo de  Penelope Fitzgerald, e dotado de uma belíssima fotografia que contribui muito com a atuação competente dos atores, “A livraria” é um ótimo filme para os amantes da literatura.

Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=2Qrr0TplHKM

Referência de imagens:

https://allmanaque.com/noticias/a-livraria–confira-o-trailer-oficial-do-filme-5476/

https://www.imdb.com/title/tt3127022/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s