
Monet foi fundamental para o desenvolvimento do impressionismo, não fosse o quadro “Impressão”, quem sabe, hoje nem reconheceríamos tal estilo pelo nome ‘Impressionismo’. Mas a influência de Monet vai além de uma nomenclatura, seus princípios e práticas, levados com afinco até o fim de sua vida, moldaram os ideais do movimento.
Monet era conhecedor da época dos gigantes, do Renascimento, dispunha de muita técnica, e o que fazia em seus quadros era pura ciência, buscando retratar a impressão de um instante real da vida cotidiana através do conhecimento dos mais recentes estudos de ótica.
Ele possuía um barco adaptado, com seus instrumentos de pintura e foi neste barco que compôs algumas de suas obras mais extraordinárias. Além de todos estes feitos, Monet foi um dos responsáveis por abrir a porta para o período moderno da arte.
Mas só conseguimos compreender tamanha importância no observar suas obras, pensando nas produções de sua época, como estas:

Na pinturas acima, exibida na primeira exposição impressionista em 1874, podemos enxergar com clareza o talento de Monet em representar uma figura ou uma flor com poucas e ágeis pinceladas.

Ou esta, em que Monet observou a estação de trem, com a fumaça embriagante e a correria das pessoas. O estilo de Monet ganhou notoriedade e não foi à toa, os efeitos fugazes da luz e cor foram captados pelo artista com grande maestria, de modo único, como até então nenhum outro pintor havia feito.
Fonte:
Comentário baseado em aulas do curso de Artes Visuais do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), 2016.
Comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso.