O que rolou na Comic Con Experience 2022?

Do dia 1 a 4 de dezembro aconteceu em São Paulo a CCXP (Comic Con Experience) 2022. Se há alguns anos ser chamado de nerd ou geek era considerado quase um xingamento, hoje em dia, para as mais de 300 mil pessoas frequentadoras do maior evento de cultura geek da américa latina, é motivo de muito orgulho.

Tradicionalmente já fazendo parte do calendário anual desse nicho, a CCXP traz para o público e amantes da cultura pop uma hecatombe de novas informações, produtos (rolaria colocar lançamentos também), estandes dos maiores estúdios de cinema e televisão, arena de games, quadrinhos e artistas convidados.

Dentro do nicho de amantes da cultura pop existem alguns segmentos: os nerds que apreciam mais os seriados de TV que estão bombando, os amantes de colecionáveis, os gamers, os que são aficionados pela nona arte (as histórias em quadrinhos!), os cosplayers, e os que gostam de tudo um pouco. E a CCXP é um prato cheio para atender a TODAS essas pessoas com gostos diferentes, porém, muito mais parecidos do que se espera.

Durante a minha visita ao evento, do qual sou fã e frequento desde a primeira edição em 2014, pude encontrar exatamente tudo que um aficionado por cultura pop quer encontrar, e no meu caso em particular: quadrinhos e colecionáveis. Minha primeira parada foi o estande/loja da Iron Studius, local onde estavam sendo vendidas as estátuas colecionáveis exclusivas do evento, onde pude garantir meu boneco do Pantera Negra com pintura alternativa. Esse objeto esgotou em 45 minutos após a abertura dos portões no sábado.

Outro local que é minha prioridade nesse evento é o Artist’s Valley. Chamado de o ‘coração da CCXP’, esse é o local onde são reunidos todos os artistas independentes, desde quadrinistas e ilustradores, até pessoas que criam seus próprios board games e outros tipos de manifestações artísticas. Esse é o local para de descobrir novas histórias, talentos, trocar ideias com pessoas incríveis que batalham através da sua arte para serem reconhecidos nesse ambiente cada vez mais disputado da cultura geek. No Artist’s Valley, o apreciador de quadrinhos facilmente passa horas e horas apenas indo de mesa em mesa, vendo as artes, comprando prints (VALORIZEM O ARTISTA INDEPENDENTE), e conhecendo novas pessoas. No meu caso, essa é sempre a minha programação do evento.

Uma coisa a se dizer sobre a CCXP: existem MUITAS filas. E filas que parecem intermináveis. Praticamente para tudo no evento existe fila, desde comprar algo para comer, tirar fotos nas decorações temáticas, até para ter a oportunidade de gastar seu rico dinheirinho nas lojas de produtos. Se você é do tipo de pessoa que quer ter a melhor experiência possível dentro dos estandes dos estúdios, com brincadeiras e atividades temáticas da sua série ou filme favorito, por exemplo, prepare-se para ficar umas boas horas na fila com outros fãs tão alucinados quanto você. Porém, querendo ou não, as filas também acabam sendo uma boa experiência social, em que se é possível conversar com novas pessoas, conhecer coisas diferentes, e até fazer algumas amizades.

Para quem quer apenas tirar algumas fotos nas decorações temáticas dos filmes e séries espalhadas pelos estandes, aqui vai uma dica: curta o evento, veja as lojas, ande (MUITO), coma, veja os cosplayers, e deixe para tirar fotos nos locais mais disputados nas últimas horas do evento. Você irá encontrar filas muito menores e não terá o sentimento frustrante de ficar 1 hora na fila e pensar ‘estou perdendo o evento nessa fila’.

No mais, a CCXP é exatamente como o nome diz: uma grande experiência. Se você, assim como eu, é um aficionado em cultura pop, o evento é um prato cheio para todos os gostos. E com certeza estarei lá no evento do ano que vem. E nos próximos.

Fonte das imagens:

Fotos do autor do post / Divulgação

Comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s