A arte nacional vem crescendo nos últimos tempos, e uma das provas disso é o trabalho da artista Danie Ferreira.
A artista já participou de duas exposições em São Paulo, a primeira delas sendo uma exposição solo, No casarão Artístico e Cultural No Arouche chamada Cinema em Black Work. As obras de Danie podem ser adquiridas como originais ou prints, assim como em formato marca-páginas, através das contas de Instagram @creepycuteart e @danliverance pelas quais a artista aceita encomendas.
Nessa nova entrevista exclusiva, ela fala um pouco sobre a sua preferência pelo uso da pena e nanquim como materiais principais dos seus trabalhos, o uso do preto e vermelho, cores que já são parte da sua identidade visual, bem como sobre o seu mais novo projeto, Vermilion, no qual ela traz toda uma coleção de corvos. Danie também nos conta mais sobre as suas inspirações, vindas em maioria do cinema e da literatura de horror.


Confira abaixo a entrevista:
1. Como você entrou em contato com as artes visuais? E por que a preferência pelos materiais utilizados?
Sempre tive uma visão bem diferente de mundo. Digamos que sempre tive muita imaginação e desde os 13 anos eu gostava de rabiscar em tudo. Também sempre gostei muito de escrever e um dia, conheci a ponta de pena e pensei que, em vez de só fazer caligrafias, por que não tentar desenhar com esse material?! O nanquim também sempre foi uma tinta que eu gostava muito de usar por ser muito chapada de preto e cheia de possibilidades, podendo ser fosco ou brilhoso. Então pensei que desenhar com esse material poderia ser interessante e desde então, eu não parei mais.
2. As suas artes têm uma identidade visual bem marcante, com tons de vermelho e preto. Como você chegou a essa estética?
Eu sempre gostei muito de preto, sempre achei uma cor monocromática que era muito necessária para compor todas as outras. O vermelho sempre foi a minha cor. Ambas as cores sempre fizeram parte da minha estética e acho que inconscientemente , isso foi se tornando cada vez mais forte em mim , no meu visual e na minha arte. Acredito que mesmo não tendo sido algo proposital, foi perfeito para mim e minha arte.

3. Fale um pouco sobre o projeto Vermilion: o que a inspirou a criar uma coleção de corvos?
O projeto Vermilion tem todo um significado importante para mim e para minha trajetória como artista. Quando eu o idealizei, foi pensando em primeiramente ser um experimento e depois se desse certo, ampliar isso para algo maior como uma coleção de itens para os apreciadores e consumidores da minha arte.
O projeto se chama Vermilion Project Winter, por que o Inverno sempre foi minha estação do ano favorita. Nos invernos ao longo da minha vida, sempre aconteceu fatos marcantes nela, tem todo um simbolismo para mim essa estação do ano. O projeto se trata se corvos e florestas. Os corvos sempre foram vistos como animais que traziam consigo mau agouro, meu presságio pelas pessoas mas para mim, sempre foi um animal de espírito livre, animal de sabedoria e astúcia.
Todo mundo tem alguma crença mística, não é mesmo? A minha é de que Corvos guiam as almas perdidas até a terra dos mortos!
Resumidamente, é um animal fabuloso
Sobre as florestas, eu sempre gostei muito da natureza, seus mistérios. Sempre amei árvores e observar e desenhar os variados formatos das árvores, das copas , dos galhos e desenha-los.
Acho que esse projeto significa muito para mim e eu estou muito feliz e satisfeita que as pessoas gostem e se identifiquem.

4. As suas obras retratam muito da cultura gótica, de filmes de horror e da literatura: quais os seus livros e filmes favoritos? De todos que já apareceram nas suas artes, para quais você daria destaque? E quais autores, personagens ou cenários marcantes você ainda não retratou e pensa em fazer futuramente?
Sim, acho que o que eu retrato nas minhas artes tem muito a ver com a minha maneira de ver o mundo. Acho o mundo um lugar sombrio misturado com um caos em tons de cinza. Mas é possível ver beleza no estranho, no diferente e tornar tudo isso a mais bela expressão de arte. Gosto de filmes de terror por que o terror dos filmes é fictício diferente do terror cotidiano.
Eu gosto muito de Edgar Allan Poe, Lovecraft , Junji Ito, Mary Shelley, Neil Gaiman, Tolkien que embora não seja terror, criou um dos maiores universos que por mais que possamos tentar, jamais conseguiremos conhecer e entender sua genialidade atemporal. Gosto muito mesmo de Stephen King que considero um gênio a frente de seu tempo e por que não falar dos filmes e diretores que sempre me influenciaram me aterrorizaram e me fascinam com seus filmes e franquias! Halloween de John Carpenter, Hellraiser de Cliv Barker, Hannibal de Thomas Harris, Evil Dead, Sexta-Feira 13, terror A Nightmare on Elm Street de Wes Craven e tantos outros que sempre me fascinaram. E também fascinam meu público que é muito fiel ao terror dos anos 80, Slashers e afins.
Tem muito filme de terror que eu ainda não tive a oportunidade de retratar e autores literários maravilhosos que não são somente terror mas que eu adoraria retratar no futuro. Eu amo o terror mas também sou fascinada por outras vertentes literárias e cinematográficas que sei que vocês vão amar quando eu colocar no papel! Por isso, estejam sempre de olho nos meus conteúdos !
Como disse Stephen King “Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem.”
Eu também me inspiro muito em músicas e em algumas bandas para desenhar.



5. Por fim, gostaria de comentar algo sobre projetos futuros?
Tenho alguns projetos em andamento, Vou falar sobre 3 deles com alguns spoilers que vocês podem aguardar ansiosos…
O primeiro, será uma extensão do Vermilion Project, camisetas, copos canecas e mais algumas coisas.
O segundo, é que no primeiro semestre do próximo ano. Vou lançar minha primeira coleção de camisetas. Sempre foi uma vontade ter uma coleção de camisetas desenhadas e assinadas por mim . Estou muito feliz por isso e espero que vocês também fiquei e aguardem ansiosos já que sempre me pediram camisetas com estampas das minhas artes. E por fim, também no próximo ano, farei algumas exposições. Espero ver vocês por aí!
Conheça a arte de Danie Ferreira através das contas do Instagram @creepycuteart e @danliverance
Comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso.

