Durante a edição anterior do anual desfile Brasil Africa Fashion Day, conheci o estilista Cezar Camargo e seu talento com cores e tecidos. O evento que acontece no interior de São Paulo, sempre mostra aspectos da cultura africana aplicada à moda, e esse ano comemora a criação da marca que leva esse espírito, a Omisola.
No ano passado, o estilista já havia apresentado peças bastante adaptadas à cultura ocidental sem perder o espírito africano, apostando em suas estampas e cores características. No desfile desse ano, sediado no Class Hotel em Rio Claro, no dia 30 de abril, Cezar trabalhou ainda mais o lado contemporâneo e “usável” dos modelos apresentados.
A coleção leva o título Abayomi, nome de um tipo de boneca africana que significa “encontro precioso”, em ioruba, língua da etnia de mesmo nome presente principalmente no sudoeste da Nigéria e em outros países do continente. Confeccionadas pelas mães africanas, essas bonecas tinham o intuito de acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos navios negreiros, servindo assim de amuleto às crianças.
Segundo seus criadores, a coleção é banhada em sensibilidade e ousadia, e cada peça é uma verdadeira Abayomi, que faz com que aqueles que as usam se sintam únicos, especiais e muito queridos.
É impossível não comentar o último look do desfile. O vestido – talvez jardineira? – longo trajado pela linda Kadgia, com bastante volume na saia, e bordados delicados sobre o tecido de estampa azul, verde e pink, é simplesmente divino. Apresentado com um turbante pink, o look fechou o catwalk com chave de ouro.
Inclusive, novidade deste ano, todas as peças – anteriormente existindo somente como peças-conceito – serão vendidas através do Facebook e Instagram da marca Omisola. É só mandar uma mensagem para informações sobre preços e entrega.
Veja algumas peças da coleção:
Designer de moda: Cezar Camargo
Costura: Maria Lustosa da Lustosa Confecções
Styling: Daniele Ferraz
Produção: Rafael Oliveira
Hair Designer: Cléo Mendes
Fotografia: Graciene Moreno
Modelos: Juliana Oliveira, Kadgia, Iamonique Helena, Polyanna Gomes, Letícia Trevisan, Fabíola Pivoto, Guilherme Cardoso, Guilherme de Freitas, Edson Almeida, Thiago Moreira, Antônio Cruz.