Piñatex: O couro ecológico de abacaxi

Essa novidade incrível foi ideia de Carmen Hijosa, designer espanhola, que foi para as Filipinas como consultora para a indústria de artigos de couro, e reparou na resistência do material.

Conhecido como Piñatex, o couro ecológico reaproveita um subproduto da colheita do abacaxi para produzir as fibras de tecido – ou seja, partes que seriam descartadas, são reaproveitadas!

Do caule e folhas, as fibras são extraídas por um processo chamado descasque, feito sobre a plantação por comunidades agrícolas apoiadas pelo projeto. O que se retira disso é a biomassa, que pode ser convertida em fertilizante orgânico ou biogás. Em seguida, as fibras são enviadas à Espanha, e submetidas a um processo industrial para tornar-se um tecido. Para produzir um metro quadrado de tecido são necessárias 480 folhas (o equivalente ao subproduto de 16 abacaxis). O primeiro tecido foi lançado em dezembro de 2014, em Londres.

Para transformar o produto em uma matéria-prima, Carmen contou com o apoio da Royal College of Art, que fez uma parceria com a Camper, a Puma e o designer Ally Capellino para lançar produtos utilizando o Piñatex.

A jornada de Carmen começou na Espanha, mas sua carreira levou-a para vários lugares do mundo: Portugal, Alemanha, Reino Unido e Filipinas. Hijosa trabalhou mais de 15 anos tanto na concepção quanto na fabricação de artigos de couro antes de ir para as Filipinas realizar novas pesquisas para o desenvolvimento de produtos feitos a partir de fibras naturais.

De acordo com a designer, o tecido é semelhante ao couro e pode ser tingido, impresso e tratado para se ter diferentes tipos de textura. Dessa forma, é possível aplicá-lo na criação de sapatos, bolsas, estofados, entre outras peças.

Desenvolvido pela empresa Ananas Anam, onde Carmen é CEO, é a perfeita alternativa sustentável aos produtos de origem animal e de petróleo, e permite a geração de renda extra aos produtores, além de ser acessível e promover a inclusão e a consciência social. O couro é artigo de luxo, e acima de tudo, crueldade.

Ainda hoje, milhões de animais são sacrificados com esse intuito. Embora seja claramente terrível e assombrosa, é uma indústria que não acabará facilmente. Mas essas atitudes são imprescindíveis, para que se tome consciência e desperte o interesse pela busca de alternativas mais ecológicas, responsáveis e sem sofrimento.

 O Piñatex é versátil, respirável, suave, leve, forte, flexível e pode ser facilmente impresso, tingido, costurado e cortado.

O material é interessante justamente por não causar danos aos recursos naturais, prejudicar animais ou poluir o ambiente.

Que tal mais consciência ao consumir, pensar em novas alternativas, apoiar pequenos produtores e as opções sustentáveis e ecológicas?

Aos amigos veganos de plantão, seguem informações do site oficial:

“Criado em 2013, Ananas Anam Ltd desenvolve, fabrica e vende Piñatex ™ a partir de sua sede em Londres. A empresa tem sido reconhecida dentro da indústria da moda como pioneira no desenvolvimento de produtos têxteis inovadores e sustentáveis.

Recebemos muitos prêmios, incluindo o Prêmio de Material de Inovação da Fundação das Artes do Reino Unido (2016).

Fomos certificados como “marca de moda Vegan” pela PETA * e recebemos o seu Prêmio de Inovação (2015), que foi a primeira matéria-prima, ao lado de Stella McCartney, Vivienne Westwood e Simone Rocha.

Dr Carmen Hijosa, criadora do Piñatex ™ e CEO da Ananas Anam, esteve entre os finalistas mundiais Cartier Women’s Initiative Awards** (2015).”

* Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA)”

** Plano de negócios internacional, criado em 2006 para identificar, apoiar e incentivar projetos de mulheres empresárias.

 

Fotos e fontes:

http://www.ananas-anam.com/

http://www.pensamentoverde.com.br/produtos/couro-ecologico-e-feito-com-fibras-da-folha-de-abacaxi-que-sao-descartadas/?utm_source=fanpage&utm_medium=noturna&utm_campaign=couroecologico

http://followthecolours.com.br/style-freak/pinatex-couro-ecologico-abacaxi/

https://www.facebook.com/pinatex/

http://www.neutralizecarbono.com.br/blog/index.php/couro-ecologico-feito-com-fibras-da-folha-de-abacaxi/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s