Mulheres da Arquitetura e do Design


Sophia Hayden Bennett (1868 – 1953)

Sophia Bennett nasceu no Chile e foi a primeira mulher a se diplomar em arquitetura. Filha de uma peruana e um dentista americano, Sophia foi morar com os avós paternos ainda na infância, no subúrbio de Boston, onde frequentou a escola Hillside School, onde seu interesse pela arquitetura se manifestou ainda no colegial. Após se graduar no prestigioso MIT, em 1890, foi dar aulas de desenho técnico em uma escola de Boston.

Em 1891, com 21 anos, se inscreveu em um concurso para projetar o Women’s Building (Edifício das Mulheres), em Chicago, que faria parte da World’s Columbian Exposition. Sua proposta era baseada no seu trabalho de conclusão de curso, em estilo renascentista italiano, pelo qual foi muito influenciada durante seus estudos universitários. Como vencedora, recebeu mil dólares pelo projeto, mais do que muitos homens ganhavam na época por um trabalho equivalente.


Women’s Building, Chicago, EUA.

Devido aos muitos compromissos e tensões da obra, Bennet teve um colapso nervoso e foi colocada em um sanatório à força – o que fez com que muitos homens usassem o ocorrido como prova de que mulheres não poderiam ser arquitetas.

Sophia Bennett faleceu em 3 de fevereiro de 1953, em Winthrop, Massachussets, nos EUA.


Ray Eames (1912 – 1988)

Ray Eames foi uma designer, artista e cineasta norte-americana que, junto com seu marido, Charles Eames, foi responsável por inúmeros projetos de mobiliário, arquitetura, design gráfico e cinema que marcaram o design americano.

Depois do colégio, Ray mudou-se para Nova Iorque, onde estudou pintura expressionista abstrata com Hans Hofmann – uma de suas telas, inclusive, faz parte da coleção permanente do Museu Whitney de Arte Americana. Em Setembro de 1940, iniciou seus estudos na Cranbrook Academy of Art, em Michigan, onde conheceu Charles e começou a parceria que duraria toda uma vida.


Charles e Ray Eames em fotografia icônica.


Eames Longe Chair, Vitra.

Além dos projetos de mobiliário e arquitetura, criou também várias capas para a revista Arts and Architecture e padrões têxteis, dois deles produzidos pela Schiffer Prints, mesma que confeccionou os tecidos desenhados por Salvador Dali.

Ray faleceu em 1988, em Los Angeles, dez anos depois de seu marido. m 2011, foi lançado o documentário Eames: The Architect & The Painter (Eames: O Arquiteto & a Pintora), que conta a história do casal.


Gae Aulenti (1927 – 2012)

Gae Aulenti foi uma arquiteta e designer italiana que dirigiu várias obras famosas de reestruturação e reforma de espaços famosos, tal como a transformação da antiga estação de trem d’Orsay, em Paris, no museu de mesmo nome.


Musée d’Orsay, Paris, França.

Ela se diplomou em arquitetura pelo Politécnico de Milão em 1954, sendo somente uma das duas mulheres de uma turma de vinte alunos.

Além de seus projetos de transformação de espaços arquitetônicos e designer de interiores e produtos para nomes empresas tais como Fiat, Pirelli, Olivetti, Louis Vuitton, La Rinascente e Zanotta, também foi cenógrafa, diretora de arte da revista Casabella-Continuità e um dos diretores da Lotus International Magazine. Seus projetos são caracterizados por um estilo modesto e focados na preocupação com os ocupantes dos espaços, que, segundo ela, os tornam o que são.


Mesa Tour, Fontanaarte,

Gae faleceu em 2012, em Milão, pouco antes de completar seu 85º aniversário. A última honraria que recebeu em vida, representando também sua derradeira aparição pública, foi o prêmio pelo Pavilhão Italiano na Triennale de Milão.


Zaha Hadid (1950 – 2016)

Iraquiana-britânica, Zaha Hadid revolucionou a arquitetura com suas formas curvas e ousadas. Diplomada pela Architectural Association de Londres, Hadid foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Pritzker de Arquitetura. Utilizando o concreto na maior parte de seus projetos, Zaha foi descobrindo o quanto o material podia ajudá-la a materializar suas formas e pensamentos ousados. Além dos projetos de arquitetura desconstrutivista, também projetou peças de design e moda para grandes marcas, alguns delas em importantes coleções de museus por todo o mundo.


Beethoven Concert Hall, em Bonn, Alemanha.


Lustre Aria, Slamp.

Zaha Hadid faleceu em 31 de março de 2016, em Miami, vítima de um ataque cardíaco.

Leia mais sobre seu trabalho em nossa matéria inteiramente dedicada a ela.


Patricia Urquiola (1961)

A espanhola Patricia Urquiolae studou arquitetura no politécnico de Madri e de Milão, tendo feito a conclusão de curso com Achille Castiglioni, de quem veio a ser professora assistente alguns anos mais tarde.

Nos dias de hoje vive e trabalha em Milão, onde tem seu próprio estúdio, focando na arquitetura e design de produtos. Criou para grandes marcas como Kartell, B&B Itália, Moroso e Louis Vuitton. Já na parte de arquitetura e interiores assinou showrooms, hotéis e restaurantes.


Loja de Gianvito Rossi, Nova Iorque, EUA.


Objects Nomades, Louis Vuitton.

Fontes e fontes das imagens:

http://www.newformsdesign.com/images/designer/-780-Patricia%20Urquiola.jpg

http://www.patriciaurquiola.com/

http://www.zaha-hadid.com/

http://www.eamesoffice.com/

http://adcglobal.org/wp-content/uploads/2014/03/RayEames.jpg

http://images.adsttc.com/media/images/55ce/21fa/e58e/ceb4/5b00/0109/large_jpg/ZahaHadid_RGB.jpg?1439572462

http://www.beoriginalamericas.com/wp-content/uploads/2015/02/charlesrayeames11.jpg

http://www.herancacultural.com/blog/wp-content/uploads/2013/05/charles-and-ray-eames-lounge-chair-_-ottoman-6477_1.jpg

https://img.zanui.com.au/unsafe/trim/fit-in/400×400/filters:sharpen(1,0.2,1):quality(80):fill(fff,false)/static.zanui.com.au/p/replica-charles-ray-eames-26468-2.jpg

https://www.meliuz.com.br/blog/arquitetas-marcaram-historia/

http://www.fontanaarte.com/en/designer/gae-aulenti

By Gorup de Besanez – Own work, CC BY-SA 3.0, commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=32835529

CC BY-SA 3.0, commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=54954

https://artrianon.com/2017/01/30/a-arquitetura-e-o-design-desconstrutivista-de-zaha-hadid/

https://www.vitra.com/fr-lu/product/lounge-chair

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s