Leitores são personagens curiosos. Alguns leem para passar o tempo, outros para aprender, ou entrar em outro mundo, esquecendo assim o seu, ou… bom, os motivos são infinitos. A paixão é o que nos une. E existem aqueles que não conseguem se decidir nem mesmo por seus cinco livros favoritos, outros já têm na ponta da língua um nome certeiro. E nesse caso, pode-se desenvolver o hábito do colecionismo. Ou seja, acumular diferentes edições, ilustradas, de luxo, de capa dura, de diversas épocas ou países, de um mesmo título.
Esse é o caso de Amelia Salgado, que descobri através de seu perfil no Instagram – @alicearoundwonderland – onde além de imagens de seus livros, ela posta bonecos e outros itens relacionados à história. Ela possui um grande número de exemplares de diferentes edições – mais de 100 segundo ela – do clássico Alice no País das Maravilhas de Lewis Carrol e criou um blog dedicado à compartilhar com o mundo sua coleção.
Em seu site, em espanhol, fotos dos livros com informações de publicação, tais como título, ilustrador, editora, ano de publicação e até número ISBN, estão elencados. É possível acessar por categorias que separam os posts por idioma de publicação do livro. Ou seja, ótimo para comparar edições dos mesmos países, podendo assim ser usado como uma ferramenta de pesquisa informal.
Confira alguns dos exemplares:
Edição chinesa
Alice no País dos Zumbis
Em inglês
Outra edição em inglês
Em sueco
Versão em história em quadrinhos de 1969
Em espanhol
Inglês…
Da Hello Kitty
Em tailandês
Em alemão
Em espanhol
E espanhol…
E em espanhol novamente…
Vintage
Em português
Versão livro de colorir
Edição antiga
E em chinês
Em italiano
Em vietnamita
Espanhol…
E em alemão
Edição de 1977
Em catalão
Com ilustrações do Salvador Dalí
Com pinturas da Yayoi Kusama
Veja mais foto em seu blog ou em sua conta no Instagram
Fonte das imagens: Instagram