ROBERT LANGDON: O personagem que amamos

Robert Langdon é tido por muitos críticos e curiosos como alter ego de seu criador, Dan Brown, como se fosse aquele personagem em que Brown queria ser, envolvido em grandes tumultos em meio à Igreja Católica, em grandes enigmas da humanidade, da história e da arte, sendo que muitos deles ainda deixam alguns de nós intrigados sobre sua veracidade.

Muitos fatores nos levam a crer na afirmação sobre o seu alter ego, entre eles, a data de nascimento. Langdon nasceu em 22 de junho de 1956 em Exeter, New Hampshire, Estados Unidos, enquanto seu criador, veio ao mundo,curiosamente, em 22 de junho de 1964, também em Exeter. Além disso, ambos frequentaram a mesma universidade. Seu nome foi dado em razão de uma homenagem feita por Brown ao professor de tipografia da Universidade de Drexel, John Langdon, que, aliás, criou diversos ambigramas e logotipos encontrados na saga.

O canceriano e enigmático Professor Robert Langdon, é claustrofóbico em razão de um acidente que sofreu aos sete anos de idade,quando caiu em um poço e por lá permaneceu por horas até ser encontrado. Sempre trajado de forma impecável, tem como sua marca registrada as calças cáqui e seu relógio do Mickey Mouse.

Professor da Universidade de Harvard,  dá aulas de iconografia religiosa e simbologia. Ganhou fama por sua singular memória eidética, popularmente conhecida como memória fotográfica,com a ajuda da qual é capaz de desvendar códigos e enigmas em uma velocidade ímpar, e pelo seu conhecimento acerca de símbolos e alegorias.

Sua primeira aparição se deu no livro Anjos e Demônios, no qual Langdon é chamado para ajudar na investigação do assassinato de um cientista que foi encontrado com um ambigrama com a palavra “illuminati” queimada em seu peito, vésperas de um conclave. A partir disto, muito drama, ação e aventura abraçam a cidade de Roma durante algumas horas, com acontecimentos chocantes. Inclusive, esse é uma das características dos romances do autor: história toda acontece em poucas horas, em um ritmo frenético.

Entretanto, o primeiro grande sucesso de Brown aconteceu em 2003, com o lançamento de O Código da Vinci, no qual a trama se inicia com o assassinato de Jacques Saunière, curador do Louvre, dentro do próprio museu Langdon é convocado para desvendar códigos deixados pelo defunto, que levariam a um grande segredo sobre a legítima família de sua neta, Sophie Neveu. Na época em que foi lançada, a obra causou diversas polêmicas atritos por questionar a divindade de Jesus Cristo, os mistérios acerca de Maria Madalena, bem como o envolvimento de entidades católicas como o Opus Dei e o Priorado de Sião, que acabou por gerar ainda mais interesse dos leitores na saga do Professor Robert Langdon.


Já no ano de 2009, com o livro O Símbolo Perdido,o professor, mais uma vez, acabou por receber um convite inusitado para a realização de uma de suas palestras. O enredo se dá em razão de questões que envolvem a maçonaria nos Estados Unidos e seus enigmas.


Em 2013, em Inferno, Langdon acorda sem sentidos e em um hospital em Firenze, Itália, onde acontecerá uma corrida contra o tempo criada ao redor da primeira parte da obra literária Divina Comédia, de Dante Alighieri, dedicada ao inferno.


Assim, para a alegria dos fãs do Professor de Robert Langdon, a continuação de sua saga foi confirmada! Aguardaremos ansiosamente até outubro deste ano para o lançamento da obra A Origem, que se passará na Espanha e abordará questões como “quem somos?”, “de onde viemos?” e “para onde vamos?”. Afinal, qual será o mistério a ser desvendado desta vez pelo nosso simbologista favorito?


A figura carismática, perspicaz, e icônica de Robert Langdon fez com muitos de nós nos interessássemos pelo mundo da arte, seja nos influenciando a fazer rápidas buscas na internet, a cada capítulo lido de seus livros, ou até mesmo a pesquisar a fundo sobre alguns dos temas abordados, entendendo como a verdade histórica se mistura à ficção.

Fontes / Fontes das Imagens:

https://www.google.com.br/search?q=robert+langdon&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjit9X0gPXUAhVJGpAKHcVXBkYQ_AUICigB&biw=1366&bih=662#tbm=isch&q=o+simbolo+perdido+dan+brown&imgrc=WIMbDc6aQ1nPTM:

http://mstifanos.weebly.com/important-events.html

http://www.nivelepico.com/2013/07/17/tom-hanks-e-ron-howard-de-volta-para-a-adaptacao-cinematografica-de-inferno-novo-livro-de-dan-brown/

pt.wikipedia.org/wiki/Inferno_(livro_de_Dan_Brown)

http://www.papelpop.com/2017/06/novo-livro-de-dan-brown-origem-ja-tem-capa/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s