André Gonçalves, Seek Thoughts, fotografia digital.
A imagem que escolhi para a coluna de hoje, que cai justamente no dia das bruxas, é uma obra do artista de Funchal, André Gonçalves. A maioria de suas imagens, mesmo no caso de retratos tradicionais, possui uma atmosfera dark, misteriosa e melancólica.
Em Seek Thoughts, o mar, o fundo tempestuoso e a atmosfera escura, junto às vestes longas e negras da personagem que contrastam com a brancura de sua pele e sua pose de concentração, olhos fechados e mãos unidas, lembram imagens de bruxas realizando encantamentos, por exemplo, conjurando grandes tempestades, e invocando espíritos. A aridez do local confere a este um ar inóspito e nada aconchegante – lembremos que durante as épocas de caça às bruxas, estas eram frequentemente acusadas de destruir as plantações e prejudicar as colheitas. Entretanto, somente os chifres indicam um ser mágico ou mitológico, sendo a única referência que nos indica que ela não é uma mulher qualquer. A figura de Malévola, apesar de um pouco diferente, instantaneamente nos vem à mente. Quem incarna a criatura misteriosa é Laura Gonçalves, irmã do artista, frequentemente vista frente à suas lentes.
O Seek Thoughts, algo como “Procurando Pensamentos” ou “À Procura de Pensamentos”, e seus semblante concentrado indicam uma realidade mais tangível, aquela de um ser humano em conflito interno, invadido por uma torrente de pensamentos representados pelo céu carregado. A aridez da paisagem pode representar as dificuldades e desafios internos e externos. O caráter desolado e melancólico da paisagem, assim como o toda da imagem que nos leva à reflexão, não pôde me deixar de lembrar as pinturas de Caspar David Friedrich.
A “bruxa”, apesar do cenário desolado e tempestuoso, não parece má. É somente alguém diferente e à procura de si mesma, exatamente o perfil de mulher injustamente condenada por bruxaria nos tempos de caças às bruxas, que teve seu ápice no século XVI.
Fonte da imagem: