Os espaços de Abraxas: Um toque de arte em meio a habitações tradicionais

O que é?

Os espaços de Abraxas são interessantes objetos de estudo porque se trata de um grande complexo imobiliário que chama instantaneamente a atenção dos olhos do visitante atento, assim como do simples visitante curioso. Esse projeto arquitetural foi realizado no contexto da experiência Villes Nouvelles (Cidades Novas), iniciada pelas grandes aglomerações francesas nos anos 1960.

Situado na cidade de Noisy-le-Grand, próxima à Paris, o conjunto imobiliário possui uma arquitetura bem particular: não menos de 600 habitações são divididas em três prédios levando nomes que fazem sonhar – o Palacio (Palácio), o Arc (Arco, em alusão provavelmente ao famoso Arco no Triunfo) e o Théâtre (Teatro). Não esqueçamos igualmente das Arenas de Picasso que não deixam de maravilhar os visitantes.


Espaces d’Abraxas


Por quem?

A construção dos espaços de Abraxas foi confiada ao arquiteto espanhol Ricardo Bofill, enquanto que as Arenas de Picasso são o fruto da imaginação do arquiteto uzbeque Manolo Nunez-Yanowsky.


As intenções arquiteturais

É preciso dizer que Ricardo Bofill é um arquiteto que se inspira das belezas da Antiguidade, mas que reivindica igualmente certo pós-modernismo que se traduz por uma mistura entre particularismos locais e novas tecnologias atuais. Ele mesmo diz que gosta que « […] diferentes estilos e diversos tratamentos se misturem em um mesmo momento histórico, e é essa complexidade mesma que torna a cidade interessante ». Dessa maneira, o Théâtre, o Arco e o Palacio, que compõe os espaços de Abraxas, fazem referência a um vocabulário neoclássico bem visível.

Em contrapartida, o segundo arquiteto, Manolo Nunez-Yanowsky, é visto como um dos criadores mais originais da arquitetura contemporânea. Ele escolhe, na França, de « combater a “guetização” das periferias parisienses, favorizando a harmonização do tecido urbano a fim de melhorar as condições sociais de seus habitantes ». Assim, as Arenas de Picasso são uma representação abstrata de um carrinho invertido. Ele gosta também do barroco, do insólito, brinca às vezes com certa provocação e devolve à moda as esculturas para a decoração das fachadas. E preciso saber também que os dois arquitetos fundaram o “Taller de Arquitectura”, e que em 1991, Manolo Nunez-Yanowsky criou a SADE, uma agência de arquitetura e urbanismo baseada em Paris e Barcelona.


Arenas de Picasso

As impressões da visita aos espaços de Abraxas e às Arenas de Picasso

Primeiramente, fiquei impressionada pela imensidão dos prédios e do complexo imobiliário em sua totalidade. Eu acredito que isso dá um lado espetacular: esse excesso é característico do espírito inovador dos dois arquitetos. Isso me fez imediatamente pensar no arquiteto Gaudí, com essa arquitetura insólita em tamanho natural!

Foi magnífico, apesar de parecer um pouco degradado. O bairro parece ser popular, mas felizmente, isso não tirava nada da beleza e do charme do local. Havia sempre uma surpresa visual em cada canto da arquitetura: um câmara de abertura para o céu; uma espécie de pequeno altar reconstituído ali, para desembocar em seguida sobre uma fileira de colonas incrustradas de mil e um espelhos face a um gramado perfeitamente cuidado, o todo cercado de ambos os lados de grandes vasos de flor de estilo antigo… Mágico!

Passeando, eu tinha impressão de entrar em outro universo… E saindo dos espaços de Abraxas e das Arenas de Picasso, eu tive o sentimento de ter feito uma viagem no tempo, a um universo único, quase diretamente saído da imaginação de um autor de ficção científica, misturando referências da antiguidade e imaginário futurista! Falando de universo totalmente único, tanto o local o é que frequentemente serviu de cenário para o cinema ou para clipes. O cenário de cinema mais significativo foi em 2015, para as gravações de algumas cenas do célebre filme Jogos Vorazes. Visitas ao sítio são mesmo propostas atualmente para reviver a gravação épica do filme.

Convido-o, então, caro leitor, a ir ao encontro de maravilhas arquiteturais insólitas que não deixarão de te impressionar e de reviver as cenas heroicas fantasy dos heróis de Jogos Vorazes!

Fontes:

https://www.tourisme93.com/document.php?pagendx=969

https://fr.wikipedia.org/wiki/Espaces_d%27Abraxas 

 

Fontes das imagens:

Fotografias da autora.

https://sequencite.wordpress.com/2015/08/16/les-espaces-dabaraxas-a-noisy-le-grand-enchevetres/

http://www.noisy-les-bas-heurts.com/2016/07/video-de-la-conference-de-riccardo-boffil-aux-espaces-d-abraxas-de-noisy-le-grand.html

http://www.bluffton.edu/homepages/facstaff/sullivanm/france/paris/abraxas/bofill.html

commons.wikimedia.org/wiki/File:Arenes_Picasso_Noisy-Le-Grand.JPG

http://www.idesignarch.com/postmodern-neoclassical-housing-estate-a-theoretical-utopia/espaces-abraxas-noisy-le-grand_4/

https://blog.tagesanzeiger.ch/sweethome/index.php/36605/ein-postmoderner-wohnpalast-aus-den-80er-jahren/

http://www.archello.com/en/project/antigone

 

Traduzido por Aline Pascholati

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s