OBRA DE ARTE DA SEMANA: Relicário de São Jorge e São Demétrio


Relicário de São Jorge e São Demétrio, ouro e esmalte cloisonné, diam. 3,7 cm, século XIII. Conservado no British Museum, Londres, Inglaterra.

O pingente-relicário de São Jorge e São Demétrio figura entre as mais célebres joias bizantinas. Ele mostra em sua face São Jorge, acompanhado de seu nome em grego antigo, língua oficial do Império Bizantino, e da inscrição “ΑΙΤΕΙ CΕ ΘΕΡΜΟΝ ΦΡΟΥΡΟΝ ΕΝ ΜΑΧΑΙC” ΕΧΕΙΝ (O portador reza para tê-lo como seu ardente protetor em batalha), em volta do medalhão. Ou seja, a figura de São Jorge, santo guerreiro, era usada em batalha em volta do pescoço de seu portador, como amuleto protetor.

A função apotropaica – de proteção – do objeto também remetia ao outro santo representado, na parte de trás do pingente, São Demétrio em sua tumba, acompanhado de seu nome Sob a figura de São Demétrio, havia um espaço destinado a abrigar relíquias, rodeado de mais quatro receptáculos reservados ao mesmo fim.

Entre as duas faces, ao redor do medalhão, há ainda outra inscrição em grego antigo, “ΑΙΜΑΤΙ TѠ CѠ ΚΑΙ ΜΥΡѠ ΚΕΧΡΙCΜΕΝΟΝ” (Ungido com seu sangue e óleo sagrado), ressaltando uma vez mais seu valor como objeto de proteção e fazendo alusão às relíquias de São Demétrio, óleo, mirra e terra do local de seu martírio embebida em seu sangue.

Há outra inscrição, em georgiano, na parte de trás do medalhão, em forma circular: “ქ. წ(მი)და ქეთ(ე)ვ(ა)ნ დ(ედო)ფლის ნაწილი ძელი ჭ(ეშმარი)ტი” (Santa Ketevan (a) relíquia da rainha: Verdadeira Cruz). Entretanto, trata-se de uma interferência muito posterior, do século XVIII, dedicada à rainha mártir da Geórgia, Santa Ketevan.

Quanto à técnica, trata-se do chamado esmalte cloisonné, que consiste na aplicação de esmalte sobre espaços pré-estabelecidos pelo artesão, formando assim figuras, motivos e inscrições. Um pó de vidro colorido e óxidos metálicos eram aplicados sobre o suporte, derretendo durante o cozimento e endurecendo junto ao metal depois de esfriar. A técnica também era utilizada em prata ou cobre, mas sua aplicação em ouro, como neste caso, era a mais frequente.

O objeto é tido como fabricado na Tessalônica, região da Macedônia grega e segunda maior cidade do Império Bizantino na época, pois São Demétrio seu santo patrono e, portanto, bastante venerado no local. No mês de outubro, um grande festival acontecia em sua honra, coincidindo com seu dia, 26 de outubro. Entretanto, devido à sua popularidade entre a família imperial e a aristocracia, a produção do medalhão em Constantinopla também não deve ser descartada.

Não é possível determinar através das inscrições o nome do comanditário do objeto ou seu portador, dado que seu nome não é mencionado, ao contrário do que acontece com outras joias que vagam entre o sagrado e o profano, entretanto, pelo refinamento do objeto, é certo de que se tratava de alguém de posição proeminente, ligado à função, dado que ambos os santos representados eram guerreiros.

Bibliografia:

BUCKTON (ed.), Byzantium. Treasures of Byzantine Art and Culture from British Collections, British Museum, Londres, 1994.

J.-C. CHEYNET, Histoire de  Byzance, Que sais-je?, Paris, Presses Universitaires de France, 2010.

DESCATOIRE, « L’orfèvrerie et l’émaillerie » in Dossier de l’art, Paris, Faton, No. 152 (Maio 2008), p. 38-45.

DURAND, L’art byzantin, Paris, Finest/Pierre Terrail, 1999, p. 51-54

MALAGUZZI, Bijoux, pierres et objets précieux, Paris, Hazan, 2008, p. 14-17.


Links:

Kathryn B. GERRY, «Reliquary Pendant of St Demetrios with St George » in Columbia, [Online]
http://www.learn.columbia.edu/treasuresofheaven/relics/Reliquary-Pendant-of-St-Demetrios-with-St-George.php (Consultado em 10/04/2017).

British Museum, [Online] http://www.britishmuseum.org/research/collection_online/collection_object_details.aspx?objectId=62712&partId=1 (Consultado em 10/04/2017).

Fonte das imagens :

http://www.britishmuseum.org/research/collection_online/collection_object_details.aspx?objectId=62712&partId=1

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s