
“Os doze profetas” é a obra de Aleijadinho que a maioria das pessoas conhece. Então, vamos falar de outra? O “Cristo Bailarino”!
Por curiosidade, sabemos que a obra foi encontrada recentemente em Itu, em 2012. Ela possui 30 cm de altura e é de madeira. Provavelmente foi esculpida durante a terceira das cinco fases de Aleijadinho, entre 1770 e 1790. A escultura representa Cristo crucificado em uma posição cheia de movimento, não é a toa que foi nomeada “Cristo bailarino”.
Aleijadinho, em suas obras arquitetônicas e esculturais, transita entre o barroco brasileiro e o rococó, porém, nesta escultura, o que percebemos são traços do barroco. Cheia de expressividade e movimento e, ainda, como cita o pesquisador Marcelo Coimbra, “[…] evidencia a plena maturidade técnica de Aleijadinho no que se refere à anatomia”.
Através desta, acreditamos que este Cristo ali na cruz existe diante de nós e quase sentimos seu sofrimento!
Fonte
TOMAZELLA, J. M. Obra de Aleijadinho, Cristo é achado em Itu. ESTADÃO – SP. Disponível em: <http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,obra-de-aleijadinho-cristo-e-achado-em-itu-imp-,932075> Acesso em: 31 de março de 2016.
Comentário baseado em aulas do curso de Artes Visuais do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), 2016.
Comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso.