Breve história das artistas mulheres: Um livro necessário!

Aqueles que acompanham meu canal no YouTube, devem se lembrar dos vídeos com as dicas de leitura dos livros ‘Breve história da arte’ e ‘Breve história da arte moderna’, ambos da autora Susie Hodge. A escritora publica obras que abordam a arte de maneira breve e didática, com layouts muito visuais e de fácil consulta – forma mantida nessa nova publicação, editada pela Olhares, editora nacional que atualmente publica diversos livros sobre o tema antes publicados pela espanhola G. Gili, não mais presente no Brasil.

Como já disse sobre esse dois livros na ocasião de suas respectivas resenhas – e também se aplica ao ‘Breve história das artistas mulheres’, um livro importantíssimo para qualquer um que se interesse por arte -, é possível lê-los do começo ao fim, ou consultá-los conforme a curiosidade ou necessidade do leitor, contando ao final de cada página com indicações de outros capítulos que abordam conteúdos relacionados.

A organização desse novo livro da autora também é bastante parecida com aquela dos dois outros já mencionados. Em uma primeira parte, temos alguns dos movimentos mais importantes da História da arte, do Renascimento e até os dias, com destaque para o papel das artistas mulheres nesses períodos. Em seguida, há a análise de um grande número de obras de diversas técnicas – pintura, escultura, instalação, performance, etc. -, com imagens em alta qualidade que permitem ao leitor observar seus detalhes. Por fim, temos uma parte dedicada às inovações, ou seja, como a presença das artistas mulheres foi se tornando cada vez mais importante no mundo da arte ao longo do tempo, com capítulos sobre artistas que foram responsáveis pelo sustento da família, participaram de academias de arte, e por aí vai; além de uma parte final sobre os temas mais tratados por elas ao longo desses períodos.

Como indica o título desse texto, trata-se de um livro necessário, pois a presença de artistas mulheres de renome no mundo da alta arte contemporânea ainda é menor do que a de seus colegas homens, e muitas mulheres talentosíssimas, algumas das quais foram muito famosas em suas épocas, acabaram sendo esquecidas ao longo da História e precisam urgentemente ser resgatadas por suas contribuições valiosas à História da arte. É um livro que indico a todos os interessados por arte, dos iniciantes aos especialistas, pois mesmo esses últimos descobrirão novas obras e artistas que lhes eram desconhecidas até então – eu mesma, diplomada em História da arte, não conhecia várias artistas apresentadas; ou seja, imaginem como o grande público não as conhece.

Abaixo, um link através do qual é possível adquirir o livro (comprando qualquer produto na Amazon através desse link e sem pagar nada a mais por isso, você ajuda a manter o site Artrianon e canal Aline Pascholati), e a versão em vídeo dessa resenha, na qual é possível descobrir um pouco de seu conteúdo: https://amzn.to/3u8zzMI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s