Já pensou em ter um perfume só seu? Conheça as raras fragrâncias Jovoy

Quando entramos na Jovoy, em pleno coração de Paris, à proximidade da Place Vendôme e do Hotel Ritz, uma profusão de cores e aromas invade os olhos, as narinas e a alma. Nesse ambiente propício a descobertas, guiada por seu simpático e apaixonado proprietário François Hénin, conheci um pouco do universo dos perfumes raros.

A atual Jovoy, abrigada pelas arcadas da rue de Castiglione, é herdeira daquela criada por Blanche Arvoy nos anos vinte, um ícone do luxo na época. Depois de décadas de esquecimento, François Hénin, inspirado por suas descobertas aromáticas na Ásia, decide recriar a boutique, se estabelecendo em Paris como uma verdadeira embaixada do perfume. Além de marcas e “maîtres parfumeurs” (criadores de fragrâncias) de vários países e estilos diversos, a Jovoy também possui perfumes próprios e apresenta velas aromatizadas que são verdadeiras esculturas.

Interior da Jovoy Parfums Rares

Perfumes da marca inglesa Roja

Além disso, a boutique tem uma maneira original de apresentar seus perfumes. Em vez dos tradicionais papeizinhos onde o vendedor borrifa um pouco da fragrância, a Jovoy apresenta um receptáculo de vidro onde o perfume já foi colocado horas atrás. Assim, aquele interessado em descobrir cada um dos aromas, pode senti-lo verdadeiramente, sem o desconforto do vapor do álcool, muito aparente quando o perfume acaba de ser borrifado, confundindo assim o sentido do olfato e limitando a possibilidade de distinguir diversas fragrâncias.

Mas afinal, o que é um perfume raro?

Um perfume raro é aquele que foge do circuito ultra comercial das grandes grifes internacionais. Seus ingredientes são especiais, mas, sobretudo, sua combinação é ainda mais especial. A vantagem é a originalidade e o mistério. Ter certeza que não encontrará tão facilmente outra pessoa com a mesma fragrância. Além disso, a duração do aroma sobre a pele é prolongada e algumas vezes bem mais concentrada do que em um perfume comum. Outra tendência dos perfumes raros é o aspecto elaborado que frequentemente anima seus frascos. Muitos deles são criados artesanalmente, outros contam com um design inusitado, sendo decorados com elementos preciosos e originais.

Perfume Fusion Sacrée (Fusão Sagrada) de Majda Bekkali

Embalagem decorada com cristais Swarovski do perfume Emerald Reign (Reino Esmeralda) da House of Sillage

Quanto ao preço do perfume raro, este não é tão caro quanto se imagina. Certamente dependendo dos ingredientes, do nível de concentração, da marca e até mesmo da preciosidade de seu recipiente, os perfumes raros podem atingir valores astronômicos. O kit da Grossmith, por exemplo, composto de três perfumes super concentrados em um frasco de cristal Baccarat e ouro está à venda a qualquer um que esteja passeando com 20 mil euros no bolso. Porém, o consumidor pode encontrar varias opções interessantes que não são tão caras. Os perfumes mais acessíveis são vendidos por cerca de 80 a 120 euros (235 a 352 reais), um valor equivalente ao de perfumes comerciais de grande circulação das grifes internacionais na Europa.

Kit com perfumes concentrados em frascos de cristal Baccarat decorados em ouro da marca inglesa Grossmith

Existe ainda a questão do perfume “sob medida”. É possível marcar uma entrevista com um “maître parfumeur” que entenderá os desejos do exigente cliente, criando assim uma fragrância exclusiva para ele. Porém, os valores são bem superiores e o perfume leva certo tempo para ficar pronto. Usando as palavras de François Hénin, as mistura de ingredientes que darão origem ao perfume deve ficar em repouso, “cozinhando” por cerca de um mês, antes que o mesmo possa ser usado normalmente.

O fato é que mesmo com um perfume raro que não seja exclusivamente desenhado para você, é possível encontrar aromas raros incríveis a preços acessíveis, que serão certamente muito originais e difíceis de encontrar no closet de outro amante dos perfumes.

Perfume Chypre 1942 da marca italiana Nobile, literalmente “nobre”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s