OBRA DE ARTE DA SEMANA: Dançarina Espanhola no Moulin Rouge de Giovanni Boldini

boldini
Giovanni Boldini, Dançarina Espanhola no Moulin Rouge, óleo sobre tela, 101.92 x 125.1 cm, 1905. Coleção particular.

Giovanni Boldini (31 de dezembro de 1842 – 11 de julho de 1931) é um desses artistas que passam despercebidos pela história da arte e quando são descobertos pelo público nos deixam maravilhados com a força de sua obra. Um artista com uma vida dupla: durante o dia, um retratista renomado e bastante solicitado; à noite, um frequentador da vida noturna parisiense. Um artista underground, com uma obra passional, sexy, obscura e fashionista. E hoje iremos mostrar o lado “pesado” de Boldini.

Boldini era filho de um pintor italiano de Ferrara, de gêneros religiosos. Em Florença, no ano de 1862, estudou pintura e teve contato com os artistas pertencentes à escola Realista. Os primeiros trabalhos de Boldini, com paisagens e retratos, o levam a ter fama em Londres, como retratista. Após 10 anos, em 1872, Boldini passa a viver em Paris e torna-se amigo de um gigante da história da arte, Edgar Degas. No final do século 19, Boldini é um dos retratistas mais procurados e famosos, com um estilo único de pintura, unindo o Realismo que desenvolveu em Florença e em Londres com o Impressionismo que ganhava força em Paris.

            Giovanni Boldini é comumente rotulado de pintor acadêmico, realista. O que é duvidoso, pois ao analisarmos suas obras, principalmente a partir de 1900, nota-se que é muito difícil classificar o trabalho de Boldini dentro de um único estilo. Ele pertenceu, sim, à escola Parisiense, mas não dentro de somente uma vanguarda. E prova disso é a obra escolhida para a coluna semanal: Spanish Dancer at the Moulin Rouge (Dançarina Espanhola no Moulin Rouge).

            Quem conhece o trabalho do artista, saberá que esse tipo de retrato é recorrente em sua obra, mas o que difere “Dançarina Espanhola no Moulin Rouge” de outras obras, é que nele o artista explorou todos os recursos da pintura francesa disponível na época. Lembramos que o ano da obra é 1905 e Paris era a capital mundial da arte. Os maiores nomes da arte moderna estavam em plena atividade na capital francesa. E o quadro de Boldini parece conter de tudo o que estava acontecendo à sua volta. Boldini era conhecido como “Master of Swish” ou em tradução livre, Mestre da Chicotada, quer dizer, pintava golpeando a tela violenta e precisamente para apresentar uma gama de texturas, cores, vibração.

            Começando pela iluminação da tela: Boldini tinha influência impressionista, porém o seu interesse era com a luz artificial, a luz do espetáculo, e o primeiro impacto em relação à obra é de natureza emocional. Podemos perceber que embora o rosto e o busto da modelo sejam os únicos elementos que poderíamos chamar de acadêmicos, apresentam contraste muito escuro e com passagem de cores que só são possíveis com uma técnica muito apurada na pintura tradicional. Daí por diante, cada elemento da composição abre variadas possibilidades de análise. O vestido é todo ornamentado e o artista o constrói com linhas e pinceladas rápidas e fortes. A posição reclinada da mulher na cadeira não é perceptível, pois o fundo se mistura em formas completamente abstratas e o vestido desvanece misturando-se ao restante da composição. Todos os elementos já citados tornam “Dançarina Espanhola no Moulin Rouge” uma grande obra de arte, mas isso não é tudo.

            Em uma análise mais detalhada, percebe-se uma mão no ombro direito da modelo que não pertence a ela. E ao lado de seu rosto, um rosto que lembra muito os construídos no Cubismo. Algumas teorias são de que a modelo mudou de posição, mas nunca saberemos a verdade nisso. O que podemos afirmar é que Boldini era um pintor do movimento. Em sua pintura encontramos a pintura tradicional de retratos, o Impressionismo das bailarinas de Degas, o Expressionismo de Munch, e ainda assim sua obra não se parece com nada que já vimos na história da arte.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s