Exposição no Canadá mostra problemas sociopolíticos brasileiros ao mundo

Uma exposição na Visual College of Art and Design, em Vancouver, no Canadá, vem chamando a atenção com a apresentação das obras do brasileiro Gustavo Chams, onde o conceito foi levar os problemas sociopolíticos brasileiros para o mundo.

Com um escultura feita em gesso e papel machê, a obra faz uma referência aos problemas enfrentados pelo Brasil atualmente e tem como objetivo difundir essas dificuldades ao mundo.

“A escultura representa duas pessoas conectadas pela parte de trás da cabeça, como se elas não soubessem dessa conexão e é uma referência ao que o Brasil está passando agora. Como essa exposição foi fora do Brasil, é uma forma de mostrar as pessoas de fora que elas também estão conectadas com o problema”, comentou o idealizador do projeto Brazilian Spring, Gustavo Chams.

A escultura é coberta por uma textura fotográfica como explica o artista. “Eu cobri o rosto do modelo com um suporte e cobri o rosto dele com argila e maquiagem, depois fotografei e transformei aquilo em uma textura. Essa textura ela cobre toda a estrutura”

“A textura é irregular, ela mostra vários rostos olhando para a mesma direção e um rosto olhando para outra, como se estivesse acordando de um sistema alienante”, afirmou Chams.

Ainda durante a exposição, que ficou uma semana em cartaz na Visual College of Art and Design, há um quadro com a mesma textura, onde o espectador encontra um livro. “Na frente do quadro tem um livro e esse livro está escrito ‘se você precisa chegar tão perto para ouvir falar de um problema sociopolítico que afeta 200 milhões de pessoas, existe algo de errado com a mídia’”, informou o fotógrafo.

O trabalho faz parte do projeto Brazilian Spring, um movimento visual que se propõe a expor os problemas sociopolíticos brasileiro para o mundo.

A primeira campanha do movimento, “Give Your Flowers”, contou com a participação de pessoas de diversos lugares, incluindo China, Canadá, Holanda, Líbano, Filipinas, Hong Kong, Suécia, entre outras.

“Eu criei esse projeto porque percebi que fora do país, mesmo que alguém discorde de você, em uma conversa no bar, por exemplo, eles sabem sobre assuntos polêmicos como Iraque ou o que se passa na Turquia, mas ninguém nem imagina o que acontece no Brasil, e isso inclui pessoas muito bem politizadas”, comentou Chams

“Assim que a mensagem começou a se espalhar, o projeto começou a crescer, ganhando suporte de incríveis artistas, como designers, artistas performáticos e fotógrafos, que abraçaram a causa e ajudaram a levantar o projeto para o tamanho atual”, explica Chams no site oficial do movimento.

A idéia é “plantar” a “Primavera Brasileira” através da arte. O nome faz uma referência à “Primavera dos Povos de 1848”, onde diversos povos de países europeus iniciaram um processo revolucionário buscando a liberdade e direitos civis.

Todos os envolvidos no projeto ajudam de forma voluntária, visto que é uma campanha não-lucrativa. A hashtag #brazilianspring está sendo difundida para aumentar a visibilidade do projeto através da internet.

Mais informações em:

http://brazilianspring.com/about/

https://www.facebook.com/brazilianspring

https://www.instagram.com/brazilianspring/

Texto e imagens: Divulgação

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s