Você já reparou que existem menos artistas mulheres famosas do que homens? E por que isso acontece? O mundo da arte é machista? Quais são os desafios que as mulheres enfrentam quando decidem seguir uma carreira artística?
Nesse vídeo no meu canal Art Insider, no YouTube, eu procuro responder, sempre de maneira beeem descontraída e divertida, a algumas dessas perguntas, passando pela figura da mulher artista no passado, desde seu aprendizado, e enumerando os exemplos bem sucedidos de Sofonisba Anguissola, na Renascença, Artemisia Gentileschi, no século XVII, e Élisabeth Vigée Le Brun, a retratista oficial da rainha Maria Antonieta, no século XVIII.
Nos tempos atuais, o papel da mulher artista continua sendo de menor destaque nos círculos da alta arte contemporânea, e dentre os artistas famosos, os homens ainda são maioria. E por que isso acontece? No vídeo, eu compartilho minha opinião sobre o assunto.
Assista agora Por que existem mais mulheres artistas famosas do que homens?
E também leia mais sobre o tema e conheça a biografia e as obras de mais algumas mulheres artistas da Renascença aos dias atuais aqui.
Se existirem coisas que você gostaria de saber sobre essa coisinha chamada arte, deixe suas perguntas nos comentário e sua dúvida pode se tornar um vídeo!
Acho que tem menos artistas mulheres porque o patrimonialismo, por si só tem todas as respostas.
CurtirCurtir