Com certeza quando falamos de Ludwig van Beethoven nos vem à cabeça o famoso tema “TAM-TAM-TAM…. TAM” da sua Quinta Sinfonia, ou até mesmo o famoso tema de “Ode a Alegria”, mas poucas pessoas conhecem sobre suas primeiras composições sinfônicas, como é o caso da sua Primeira Sinfonia.
A Primeira Sinfonia escrita pelo famoso compositor foi concluída em torno do ano de 1795, sendo a sua apresentação inicial em 2 de abril de 1800, no Teatro Imperial de Viena, contendo no programa além desta composição, também o seu Segundo Concerto para Piano e o Oratório “A Criação” de Haydn.
Nesta Primeira Sinfonia escrita pelo compositor, podemos sentir um Beethoven muito diferente daquele compositor dramático que estamos acostumados a sentir na Quinta e Nona Sinfonias, por exemplo. Nela podemos escutar a tradicional Escola Vienense, sentindo claramente a influência de seu professor Joseph Haydn, podendo até nos levar a confundi-lo com a alegria da música de Mozart.
Para quem conhece e está acostumado a escutar um Beethoven “dramático”, “bravo”, “raivoso”, vale a pena escutar o Beethoven “alegre”, “bem-humorado”, que existe por trás dessa simpaticíssima sinfonia tradicional vienense, que com certeza na sua primeira apresentação, anunciou a Viena o talento incontestável de Ludwig van Beethoven.
Preparem uma bela xícara de café e se deliciem ao som desta magnifica obra:
Beethoven: Symphony No.1 in C major – Wiener Philharmoniker, Christian Thielemann
Bibliografia:
Medaglia, Júlio. Música, Maestro! Do Canto Gregoriano ao Sintetizador. Editora Globo, 2008.
Carpeaux, Otto Maria. O Livro de Ouro da História da Música – Da Idade Média ao Século XX. Editora: Ediouro, 2001.