OBRA DE ARTE DA SEMANA: Negative Body #1 de Bruno Dupire


Bruno Dupire, Negative Body #1 (Corpo Negativo #1), concreto, prego e madeira, 80 x 108 x 15 cm, 2017.

A escultura Negative Body #1 faz parte da série Negative Bodies (Corpos Negativos), que questiona a pressão social pela busca do corpo perfeito, do culturalmente valorizado e aceito, presente em todas as diferentes épocas e sociedades, cada uma à sua maneira.

Na obra em questão, temos duas placas de concreto com pregos, emolduradas por pedaços de madeira. Apesar de existirem pregos em maior ou menor abundância na escultura toda, é curiosa a grande quantidade sobre um dos seios, lembrando assim a moda do silicone para aumenta-los. A discussão sobre padrões físicos impostos pela sociedade contemporânea engloba, é claro, além das cirurgias plásticas e outros tratamentos estéticos mais ou menos invasivos, a rotina das dietas e exercícios. Esse todo funciona tal qual um molde de concreto forçando e espremendo o corpo – mas também a mente – para que alcance a forma preterida pela sociedade. Assim, o artista visa discutir o impacto psicológico e mental causado pela pressão pelo corpo escultural – a palavra escultural cabe perfeitamente na discussão proposta pela obra – e o quanto o indivíduo aceita ou rejeita essa imposição sociocultural.

A obra também propõe a interdisciplinaridade entre diversas técnicas artísticas, prática presente em várias séries do artista, que questiona as fronteiras, tanto artística quanto psicológicas. Questiona-se a própria imagem da perfeição da escultura, já que aqui temos um molde, uma de suas etapas de criação e construção, como a própria escultura terminada.

Negative Bodies está relacionada à outra série do artista, Incarnations (Encarnações), que trata das emoções humanas e do desequilíbrio, traduzido plasticamente através da interdisciplinaridade técnica e experimentação.

Fonte:

Entrevista com o artista Bruno Dupire.

http://brunodupire.wixsite.com/portfolio/

Fonte das imagens:

Acervo do artista.

http://brunodupire.wixsite.com/portfolio/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s