Você já ouviu falar em Margaret Keane?
Se esse nome não soa familiar, certamente você já viu alguma pintura em que aparece uma criança com olhos enormes e tristes.
A obra de Keane, como a artista assinava, ficou famosa nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960, tornando-se uma febre entre os americanos. Mesmo aqueles que não tinham dinheiro para comprar uma tela, compravam pôsteres e muitos roubavam os cartazes de divulgação.
Tão famosa quanto às imagens produzidas por Margaret, foi o escândalo causado pela descoberta da verdadeira autoria das obras.
Apenas no ano de 1968, as imagens das crianças com grandes olhos foram creditadas à Margaret. Até essa época, quem se declarava autor dos trabalhos era Walter Stanley Keane, um falsário que casou-se com Margaret e aproveitando-se de que a esposa passou a assinar as obras usando o sobrenome de casada, a convenceu de que seria mais fácil vender as telas se os compradores acreditassem que se tratavam de arte feita por ele.
A fraude foi descoberta apenas após o divórcio do casal, quando Margaret não suportou mais viver em um relacionamento abusivo, no ano de 1968.
No ano de 2014, Tim Burton, admirador da artista e colecionador de sua obra, produziu o filme, Grandes Olhos, em Inglês, Big Eyes, protagonizado por Amy Adams e Cristoph Waltz, como Margaret e Walter, respectivamente.
Amy Adams e Margaret Keane
Grandes Olhos é um filme que se diferencia bastante das outras produções de Tim Burton, mas que não deixa de ter a marca do diretor, como nas cenas em que Margaret começa a enxergar as pessoas com os grandes olhos das suas pinturas.
É um filme que vale a conferir, principalmente para conhecer um pouco mais dessa grande mulher que é Margaret Keane, que lutou para que o seu nome não fosse dissociado do seu talento, pela simples razão de ser mulher, como aconteceu com muitas artistas no passado, que eram obrigadas a adotar um pseudônimo masculino para ter seu trabalho reconhecido.
Link para o trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=XYspgszjsZg
Referência das imagens:
https://www.keane-eyes.com/item/open-editions/day-beach-2004/
https://www.pinterest.com/pin/100416266675572894/
Compre os livros e traduções de Fernanda Mellvee, autora desse post, aqui.
Adorei! Eu adoro ver Amy Adams participando de filmes, sigo muito os filmes deste ator, sempre me deixa impressionada em cada nova produção. O vi recentemente em seu personagem do Lois Lane, se você quise assistir liga da justiça e recomendo! É um filme muito divertido, é uma boa opção para uma tarde de filmes. Se ainda não tiveram a oportunidade de vê-lo, eu recomendo, na minha opinião, este foi um dos melhores filmes de açao que foi lançado. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio, a historia está bem estruturada, o final é o melhor.
CurtirCurtir
Linda a história. Principalmente quando olhado do ponto de vista Cristão , pois o que levou ela a faser essa grande revelação ,foi ter aprendido com as Testemunhas de Jeová qual e o melhor modo de vida. Ela aprendeu que so seria feliz de verdade se vivesse de modo honesto. E fazendo o que agrada ao maravilhoso Deus Jeová.
CurtirCurtir