OBRA DE ARTE DA SEMANA: ‘Regresso Nacional’ de Eraldo Carlos Lacerda


Eraldo Carlos Lacerda, Regresso Nacional, sardinha, laranja, papel e madeira, 2015.

Em 2015, quando fui Presidente da Comissão Organizadora do SAPLARC, Salão de Artes Plásticas de Rio Claro, tive a oportunidade de conhecer a obra de um artista local pouco conhecido, Eraldo Carlos Lacerda, mas que, na verdade, deveria ser muito conhecido! Com a fantástica obra Regresso Nacional, ele, inclusive, recebeu a medalha de ouro da categoria contemporânea do salão.

A escultura de nome Regresso Nacional representa as duas torres do Congresso Nacional através de duas sardinhas – de verdade! – ladeadas por meia laranja – também reais – de cada lado. As laranjas fazem alusão aos “laranjas”; e o caldo que escorre das sardinhas – que bem lembra chorume – seria o petróleo da Petrobras, empresa que sofre até hoje por causa de esquemas e corrupção. Além disso, de maneira superlúdica, ele colocou a obra à venda por US$ 100.000.000,00, fazendo alusão às imensas quantias desviadas por nossos caros representantes.

Notem que conforme se entrava na sala e se aproximava da obra, sentia-se um odor desagradável, de coisa podre mesmo, desprendido das sardinhas, que ficaram ali se decompondo durante a mostra. Quando as sardinhas estavam se tornando estragadas demais e perdendo sua forma, o artista as substituía, mas seu cheirinho característico, logo voltava. Ou seja, a escolha do material foi perfeita.

De maneira ainda muito atual, com essa obra, que infelizmente não existe mais, devido a seu caráter perecível – ainda falaremos mais longamente sobre a efemeridade, o caráter passageiro, de algumas obras contemporâneas – o artista critica a corrupção e a podridão da política brasileira, usando a imagem do Congresso Nacional como símbolo. Verdadeiramente genial!

 

Fonte das imagens:

Divulgação do SAPLARC / Fotografadas por Germano.

Anúncios

Um comentário sobre “OBRA DE ARTE DA SEMANA: ‘Regresso Nacional’ de Eraldo Carlos Lacerda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s