OBRA DE ARTE DA SEMANA: ‘The Dinner Party’ de Judy Chicago

Judy Chicago, The Dinner Party, instalação (materiais), 14 x 14 m, 1974-79. Conservada no The Elizabeth A. Sackler Center for Feminist Art, Brooklyn Museum, Nova Iorque, EUA.

The Dinner Party (algo como O Jantar ou O Banquete em português), da artista americana Judy Chicago, é uma das obras de arte feministas mais famosas de todos os tempos. O trabalho, que faz parte de um projeto maior que também conta com um livro e um filme sobre o tema, já foi exposto em seis países em três continentes, acumulando mais de 1 milhões de visitantes.

A instalação monumental propõe uma mesa de banquete triangular de 14 metros com 39 lugares em tamanho real, treze em cada um dos lados do triângulo – forma que significa a igualdade – representando em ordem cronológica 39 figuras míticas e históricas femininas, desde as deusas primordiais e da fertilidade até personagens reais, tais como a rainha-faraó Hatshepsut, a poetisa grega Sappho, a rainha celta Boadacea, a escritora medieval Christine de Pisan, a artista renascentista Artemisia Gentilheschi, a rainha inglesa Elizabeth I, a escritora Virginia Woolf e a artista Georgia O’Keefe – esta última ainda era viva quando da conclusão do trabalho.

Em cada um dos lugares, há uma toalha com o nome da homenageada bordado em dourado, um prato de porcelana pintado à mão com formas que evocam borboletas ou vulvas, cálices dourados e talheres. A decoração da toalha e dos pratos é única e relacionada à história da mulher a qual se refere e ao período histórico no qual viveu. O que parece ao espectador é que o banquete só espera a chegada das ilustres mulheres para ser servido.


Prato da Deusa Primordial. 


Prato no lugar reservado à Virginia Woolf.

Antes de adentrar a sala do banquete, figuram as chamadas Entryway Banners, tapeçarias com símbolos que aparecem na mesa cerimonial e frases que evocam a visão da artista de um mundo igualitário.  

Nos azulejos sobre os quais a mesa cerimonial do banquete está posicionada, há o chamado Heritage Floor, com mais 999 nomes de mulheres que a artista considera que deveriam ter um lugar de maior destaque na história. Painéis explicativos – chamados de Heritage Panels – posicionados próximos à obra contam suas histórias dessas através de textos e imagens, para que o espectador possa ter um vislumbre de quem foram, contribuindo, dessa maneira, para sua valorização e memória.

Outros painéis, chamados de Aknowledgment Panels, agradecem a contribuição das pessoas que colaboraram para que a obra pudesse ser realizada, valorizando, assim, o trabalho das mulheres comuns de seu próprio tempo.

Bibliografia:

Susie HODGE, Breve história da arte moderna, São Paulo, Editora Gustavo Gili, 2019, p. 45. Trad. Julia da Rosa Simões.
Compre esse livro aqui (comprando qualquer produto através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso).

Denys RIOUT, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris, Gallimard, 2000. 

Michael RUSH, New Media in Art, Londres, Thames & Hudson, 2005 p. 59-61.


Links:

“Entry Banners” in Brooklyn Museum, [Online]. Consultado em 04/02/2020.
https://www.brooklynmuseum.org/eascfa/dinner_party/entry_banners

“Place Settings” in Brooklyn Museum, [Online]. Consultado em 04/02/2020.
https://www.brooklynmuseum.org/eascfa/dinner_party/place_settings

“The Dinner Party” in Brooklyn Museum, [Online]. Consultado em 04/02/2020.
https://www.brooklynmuseum.org/exhibitions/dinner_party

“The Dinner Party” in Judy Chicago, [Online]. Consultado em 04/02/2020.
https://www.judychicago.com/gallery/the-dinner-party/dp-artwork/

 

Fontes das imagens:

https://www.brooklynmuseum.org/exhibitions/dinner_party

https://www.judychicago.com/gallery/the-dinner-party/dp-artwork/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s