
Como falar da arte de Veneza sem mencionar a magnificência da cidade? Em minha visão (de quem já apreciava as obras antes mesmo de poder conhecer a cidade), considero Veneza uma cidade extremamente poética. Não só por fazer parte do contexto da arte italiana e por tantos mestres que por lá passaram. Tem algo especial sobre a luz de lá.
O fato de ter sido formada num arquipélago influenciou totalmente sua história e, em consequência, as obras dos artistas venezianos, bem como os artistas que por lá passaram e pararam por lá justamente para pintar, escrever, produzir, em geral… Seduzidos pela “cidade das cores” e a emoção que ela emana.
Esses artistas manejaram as luzes e cores dos reflexos na cidade e o resultado foi uma arte totalmente diferenciada das pinturas florentinas, por exemplo.
Um fato não menos importante, que também influenciou a arte de Veneza, principalmente quando se fala em arquitetura, foi a questão da sua localidade, que colaborou profundamente para tornar a cidade um centro comercial. Essa “troca” de mercadorias e experiências trouxeram características “gringas”, dando uma feição oriental para o perfil da cidade. Voltando as cores…
O resultado das obras, marcadas pelas luzes e cores de Veneza, era a rica luminosidade, o brilho e as cores atmosféricas, diferente de qualquer arte feita até então.
Fonte:
Comentário baseado em aulas do curso de Artes Visuais do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), 2015.
Comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso.