Os artistas que descobri na SP-Arte 2023

A SP-Arte, feira de arte que acontece anualmente em São Paulo, é uma oportunidade única de apreciar obras de um grande número de artistas modernos e contemporâneos na mesma exposição, em stands de galerias nacionais e internacionais. Reencontra-se criações de artistas já conhecidos, que treinam o olhar – os Volpi, por exemplo, sempre abundam -, e descobre-se novos, alguns bastante inesperados, como Karola Braga, artista olfativa que tive o prazer de conhecer na feira desse ano. Em seu trabalho, ela evoca memórias, sentimentos e sensações através do cheiro – esse tipo de arte vem se tornando cada vez mais explorada, mas ainda é pouco conhecida no Brasil.

Pinturas de Volpi no stand de Paulo Kuczynski Escritório de Arte


Karola Braga, Em suas mãos, 2022. Luis Maluf Galeria, São Paulo.

Karola Braga, Em suas mãos, 2022. Luis Maluf Galeria, São Paulo.

Também, como aponta Fernando Soares, artista e curador que mostrou seu trabalho na galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea, há uma variedade de pesquisa que percorre muitos anos, não só do ponto da história da arte, mas também das técnicas. Assim, apesar de poder parecer confuso a primeira vista, é possível ver muita coisa de uma só vez, além de obras de artistas que não estão tão presentes em coleções públicas, sendo assim de difícil acesso ao público em geral.

Fernando Soares, Galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea, São Paulo.

Outra surpresa positiva foi descobrir a arte de Dee Lazzerini, nome artístico do artista que trabalhou na construção de corpos artificiais por muitos anos, e trouxe um pouco desse universo para as artes visuais. Algumas de suas obras são representações de partes de corpos – como um belíssimo coração – ou outras formas orgânicas que lembram membros humanos. Essas estruturas são cobertas de alfinetes, fazendo alusão a uma maneira de proteger suas memórias. Entretanto, para criar essa proteção, esses “corpos” tem de ser perfurados, o que traz uma série de reflexões interessantes.

Dee Lazzerini, Senhora de pequenos espaços, 2023. Galeria Zilda Fraletti, Curitiba.

Para os que gostariam de conferir entrevistas com os três artistas mencionados nesse texto – Karola Braga, Fernando Soares e Dee Lazzerini -, e conhecer um pouco mais de seu trabalho, é possível assistir ao vídeo abaixo. Um outro vídeo, dedicado ao tema da arte olfativa e à criação de Karola Braga, será logo disponibilizado no mesmo canal do YouTube.

Fonte das imagens: SP-Arte/Divulgação

Comprando qualquer produto na Amazon através desse link, você ajuda a manter o Artrianon e não paga nada a mais por isso. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s