Impossibilitado de seguir carreira profissional como skatista devido a um acidente, o americano Mike Stilkey, influenciado por seu contato com a arte de rua, começou a pintar criando um estilo bastante único, sendo hoje um artista aclamado, com um curriculum invejável de exposições na Europa, Ásia e América.
Seu trabalho tem como base livros antigos descartados, vagando assim entre a pintura, a escultura e a instalação – minha definição de instalação como obra de arte seria a disposição de objetos de certa maneira, no intuito de passar uma impressão ou estimular uma dada reflexão. Ele usa esses livros para construir estruturas, sejam elas instalações ou esculturas, que servem de base para a pintura à tinta, lápis de cor e laca.
Analisando visualmente sua obra, trata-se de um conjunto coerente, de beleza e criatividade inegável, povoado por figuras humanas misteriosas e elegantes, com forte influência do expressionismo da era Weimar; além de imagens de animais em poses e gestos que beiram o cômico. Com um toque surreal e fantástico, seu absurdo por vezes beira o melancólico.
Retrato de John F. Kennedy realizado sobre livros sobre o ex-presidente para aniversário de 50 anos de sua morte, encomendado pelo jornal Washington Post.
O artista dá nova vida a objetos esquecidos e abandonados, porém, alguns amantes dos livros antigos acreditam que sua iniciativa seja um sacrilégio, ainda que tratem-se de livros de pouco valor monetário.
Para aqueles que gostariam de entender melhor como funciona o processo criativo do artista, aí vai um vídeo bastante interessante:
Fontes:
http://www.mikestilkey.com/#home
http://theinspirationgrid.com/new-painted-book-sculptures-by-mike-stilkey/
http://www.pixel77.com/artist-week-art-painted-stacks-books-mike-stilkey/
http://standardculture.com/posts/8842-Mike-Stilkey-Doesn-t-Judge-A-Book-by-Its-Cover
https://news.yahoo.com/photos/mike-stilkey-1406561479-slideshow/
http://www.architectureoflife.net/en/mike-stilkey-and-book-sculptures/
http://www.thisiscolossal.com/2014/07/new-paintings-on-salvaged-books-by-mike-stilkey/
Revisado por Carlos Cavalcanti