OBRA DE ARTE DA SEMANA: A tentação de Eva de Gislebertus

Gislebertus, A tentação de Eva, calcário, 0,72x 1,32x 0,32m, por volta de 1130. Conservada no Musée Rolin, em Autun, França.

A tentação de Eva é um baixo relevo em pedra calcário do século XII, esculpido para compor, provavelmente, junto às figuras de Adão e de Satã, hoje desaparecidos, o famoso episódio da Gênese no qual Eva colhe o fruto da Árvore do Conhecimento, no lintel do portal norte da Catedral de Santo Lázaro de Autun, na região do Borgonha, na França.

É importante lembrar que a maior parte das esculturas na Idade Média eram criadas exatamente para ornar edifícios religiosos e laicos. A vontade do artista não tinha tanta importância, mas sim as indicações daquele que encomendou a obra e sua adequação ao local no qual seria colocada, muitas vezes representando cenas e símbolos compreensíveis pelo público da época. Também é importante lembrar que quase todo o exterior esculpido de tais edifícios, por exemplo, das igrejas, era completamente pintado em cores vivas, realçando os desenhos e relevo deixados na pedra. Entretanto, a maioria dessas obras apresenta somente traços, por vezes microscópicos, de sua policromia original.

Parte do portal no qual a figura se encontrava foi demolido em 1766, sendo a escultura de quase 700 kg redescoberta somente 100 anos depois, como parte de um muro de uma casa da cidade de Autun, que reaproveitou a pedra em sua construção.

O fragmento, em duas partes, mostra Eva alongada e sensual, quase em tamanho real, com a mão direita no rosto de traços delicados – pose bastante charmosa – e a mão esquerda pegando o fruto da Árvore do Conhecimento, que aparece entrelaçada a ela em várias partes da composição, inclusive com suas folhas cobrindo a genitália da mulher representada. Segurando o galho no qual está o fruto que Eva colhe, podemos ver uma mão antropozoomórfica (tanto humana, quanto animal) com garras, que parece colocar os frutos mais perto dela. A mão seria de ninguém menos que o próprio Diabo, origem de todo mal e pecado do mundo. A representação estilizada da figura humana e da vegetação é típica da arte medieval, que priorizava o significado transmitido por uma imagem em detrimento de uma representação realista do mundo.

A obra, às vezes chamada de Gioconda de pedra, em alusão à Mona Lisa, é uma das primeiras da Idade Média a mostrar uma mulher nua em tal proporção e em um local tão evidente, em uma das entradas do santuário. Também, a representação de Eva deitada é bastante rara, resultado da solução adotada pelo escultor para colocar a figura de Eva no espaço estreito dedicado à cena no lintel do portal.

Quanto ao escultor, acredita-se que este tenha sido Gislebertus, atribuição proveniente da “assinatura” Gislebertus hoc fecit, significando algo como “Gislebertus fez isso”, que este deixou aos pés do Cristo no tímpano do Juízo Final no portal principal da catedral. Esse tipo de inscrição não era algo raro na época, entretanto, a evidência conferida a ela pelo local onde foi inserida pode indicar o prestígio do artista e o contentamento do comanditário da obra.

Desde 1935, ano no qual entrou na coleção do Museu Rolin, a obra foi tombada como Monumento Histórico. No ano passado (2016), a peça passou por uma limpeza e uma restauração graças a uma campanha de financiamento coletivo do museu e foi exposta no Louvre durante cinco meses.

Bibliografia:

Muriel BESSARD, “La « Tentation d’Eve », œuvre majeure du musée Rolin à Autun s’expose au Louvre” in France 3. Consultado em 06/06/2017. http://france3-regions.francetvinfo.fr/bourgogne-franche-comte/saone-et-loire/tentation-eve-oeuvre-majeure-du-musee-rolin-autun-s-expose-au-louvre-1165271.html

M.F., “La « Tentation d’Eve », œuvre majeure du musée Rolin à Autun s’expose au Louvre” in France 3. Consultado em 06/06/2017. http://france3-regions.francetvinfo.fr/bourgogne-franche-comte/saone-et-loire/autun-apres-cinq-mois-au-louvre-tentation-eve-retour-au-musee-rolin-1201355.html

Caroline JOURET, “Le Musée Rolin d’Autun lance sa première campagne de financement participative” in France 3. Consultado em 06/06/2017. http://france3-regions.francetvinfo.fr/bourgogne-franche-comte/saone-et-loire/le-musee-rolin-d-autun-lance-sa-premiere-campagne-de-financement-participatif-1000331.html

“Exposition temporaire au Musée Rolin: Les 3e Rendez-vous du Louvre à Autun : Eve ou la folle tentation 23 juin au 15 octobre 2017” in Musée Rolin. Consultado em 06/06/2017. https://www.autun.com/sortir-a-autun/les-expositions/exposition-temporaire-au-musee-rolin

Fontes das imagens:

Par Alamandar — Travail personnel, CC BY-SA 4.0, commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=55052284

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s