O nu na fotografia abstrata de Gustavo Chams

Criado pelo artista visual e fotógrafo, Gustavo Chams, Pandemonium é uma série de colagens fotográficas que exploram na nudez estética a abstração criada pela repetição.

Fotografado em São Paulo e desenvolvido e Vancouver, Canadá, o projeto ganhou atenção internacional e faz parte da galeria canadense Get Made Online.

Entre os conceitos, a ideia de compulsão à repetição, de Sigmund Freud, foi utilizada como forma de explicar a característica humana em nossa sociedade, onde de forma inconsciente repetimos ações ao tempo todo, sem percebermos que estamos repetindo nossos atos.  Em uma análise similar,  algumas tribos indígenas da América Central e da América do Sul criam ciclos de repetição e danças repetitivas como forma de criar esta ‘compulsão à repetição’. Esta Técnica milenar resulta em um processo de autoelevação através do caos.

Esta série de colagens é também uma abstração do processo de experiência fotográfica, Em ‘On Towards a Philosophy of Photography, 1983, Vilém Flusser caracteriza a história humana como uma luta entre Escrita (Consciência Histórica) versus Imagem (Consciência Mágica). Flusser explica que pelos últimos séculos, a sociedade ocidental  têm desconstruído a consciência mágica das imagens, dando a estas um significado mais realista, materialista e científico. Pandemônio, ao contrário, tenta recriar a consciência mágica da imagem, associando o projeto à uma estética abstrata para substituir a estética realista de fotografia.

Indo além das primeiras camadas, esta série explora o fato de que somente quando despirmos das roupas das construções sociais que são construídas ao nosso redor, que o interior humano poderá ser compreendido. É sugerido que essas fotos sejam observadas por um período moderado ou longo, para que o observador consiga experimentar em si a compulsão pela repetição, resultando em um processo de autoelevação, através do caos gerado por ele.

Mais do trabalho de Gustavo Chams pode ser visto em seu website www.gustavochams.com, ou seu Instagram @gustavochams.

Ficha técnica: Fotografia e Colagem: Gustavo Chams, Maquiagem: Je Cavalcante;  Performers: Alex Moura, Emanuel Ventura, Luiza Guimarães Dequech, Marcelo D’avilla, Marcio Hardt, Marco Antonio Rodrigues de Sousa, Marcos Mortara, Rafael Lima Oliveira, Rodrigo Spavanelli, Thiago Camacho, Thomas Muciaciito da Rocha.

Texto e imagens: Galeria Get Made Online

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s