OBRA DE ARTE DA SEMANA: Filhxs do Fim de Daniel Lie


Daniel Lie, Filhxs do Fim, instalação, 2018.

Adentrando o amplo espaço da galeria Casa Triângulo, em São Paulo, pude sentir um cheiro delicioso de floresta que emanava da obra monumental de Daniel Lie.

A instalação parece nascer dos vasos de cerâmica apoiados no solo, que dão origem ao serpenteio repleto de material orgânico: terra, sementes, fungos, flores. Quando visitei a exposição, já próxima de seu fim, as flores haviam secado e começavam a se decompor – quando vivas, o artista as regava quase todos os dias – e fungos se proliferavam. Assim, Daniel Lie traz para dentro da galeria a passagem do tempo através dos ciclos da natureza, em uma cerimônia lenta de vida e morte, uma caminhada para a morte inevitável.

O antigo símbolo do oroboros, presente em um dos tecidos que pendem do teto, é a peça chave para compreender a instalação, pois a serpente que devora a própria cauda representa o ciclo da vida, o infinito, a ressureição, o tempo, o nascer e o morrer, a criação e a destruição, o eterno retorno.

Os outros tecidos coloridos em volta do material orgânico que se decompõe trazem outros símbolos ligados a diversas religiões, principalmente aquelas de matrizes africanas e asiáticas. Vemos, por exemplo, os muitos braços do deus hindu Shiva e o que parece ser o Eruexim, instrumento feito de rabo de cavalo carregado por Oyá ou Iansã, a deusa guerreira dos ventos da mitologia Yorubá e do candomblé. Inclusive, a maneira como os ramos de flores encontram-se presos na obra também lembra elementos usados nas religiões de matriz africana. Na sala ao lado, havia outra instalação do artista, na qual vários recipientes em cerâmica e plantas repousavam sobre uma mesa, tal qual um altar pronto para a realização de um ritual.

A obra é uma variação da instalação e performance “Death Center for the Living” apresentada no Wiener Festwochen, em Viena, em 2017.

Links:

http://www.festwochen.at/en/programme/detail/death-center-for-the-living/

https://www.casatriangulo.com/exposicoes/

https://artreview.com/video/video_daniel_lie_the_death_center_for_the_living/

Fonte das imagens:

https://www.casatriangulo.com/exposicoes/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s